Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Elias Oliveira

O secretário da Educação e Cultura e senador licenciado, Leomar Quintanilha, participou de reunião na manhã desta quinta-feira, 28, com gestores das escolas estaduais da Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Gurupi.

Acompanhado pela chefe da Assessoria dos Sistemas Municipais de Educação da Seduc, Zaira Miranda, e pela ouvidora-geral da Seduc, Cristiane Bazzo, Leomar Quintanilha falou sobre as mudanças que já promoveu na pasta, como as alterações na progressão e alinhamento de conteúdo, e as que pretende fazer, como a agilização dos processos de aposentadoria e mudanças no Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios (PCCS). Quintanilha Explicou que os servidores do Quadro Geral, no fim da carreira, recebem um pouco mais que os da Educação. “Não vou admitir que o servidor da Educação fique num patamar inferior”, garantiu.

“Para alcançar a meta de excelência na educação, temos que ouvir quem presta e quem usa este serviço”, afirmou Cristiane, ao destacar a importância da Ouvidoria. “As críticas também são necessárias para melhorarmos. Só temos condições de melhorar quando temos ciência do que está errado”, disse. Por decisão do secretário, o departamento foi descentralizado, passando a contar com um representante em cada DRE. Em Gurupi, o ouvidor é Fernando Rosa.

Zaira discorreu sobre o projeto “Sociedade e Educação”, realizado em diversos municípios do Tocantins, com o objetivo de diagnosticar as demandas de cada comunidade e trabalhar para eliminar as desigualdades. O trabalho faz parte do programa Selo Unicef Município Aprovado, da Agenda Criança Amazônia.

O secretário, depois de conseguir a adesão de 130 municípios ao programa, tornou-se representante do Fundo das Nações Unidades para a Infância (Unicef) no Tocantins. Instou todos os presentes a participar do programa do Unicef, para garantir um desenvolvimento “justo e harmônico” às crianças e adolescentes.

Ainda durante o evento, Leomar Quintanilha elogiou o governador Carlos Henrique Gaguim que, em quatro meses, conseguiu sanear as finanças. “Em um ano – o mandato mais curto da história do Tocantins –, o governador revolucionará o desenvolvimento do Estado, trazendo orgulho a todos nós”, disse o secretário.

Sobre a sua primeira administração como titular da Seduc, relatou que, naquela época, convenceu o então governador a instalar uma universidade estadual, a Universidade do Tocantins (Unitins). “Foi a partir dela que melhorou muito a formação dos nossos professores; até então, a grande maioria dos educadores não havia completado nem o ensino fundamental.”

Sobre a reunião, ele disse que a Seduc abriu as portas para os profissionais da Educação. “A nossa meta é a excelência no trabalho e nos serviços que podemos oferecer ao povo do Tocantins”, afirmou. “Uma das prioridades é melhorar as condições de trabalho dos nossos funcionários, a começar pela estrutura física das unidades de ensino.” Na impossibilidade de visitar as 549 escolas como gostaria, formou grupos de trabalho para fazer o levantamento em todas elas e, a partir daí, definir as prioridades.

Além dos diretores, estiveram presentes o prefeito de Figueirópolis, José Fontoura Primo; de Crixás, Silvânio Machado; diversos secretários municipais da região e o vereador de Gurupi, Kita Maciel, representando o Legislativo.

Fonte: Secom