Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Núbio Brito

Entre as oficinas, palestras e cursos que a Operação Norte-Nordeste - Verão 2010 do Projeto Rondon vem realizando em Aliança do Tocantins, o curso “Criação de abelhas nativas sem ferrão”, vem provocando uma atenção especial por parte dos participantes.

De acordo o professor Ézio Dornelas Goulard do Instituto Federal Minas Gerais, e que também é criador de abelhas Jataí e participa de um grupo de estudos sobre abelhas brasileiras na universidade em Minas Gerais, a escolha do curso para Aliança teve como objetivo criar uma alternativa de renda para o produtor rural e para o morador da área urbana. “Eles podem ter em seu quintal uma caixa de abelha para ter o mel para consumo, afinal é um excelente medicamento que estará melhorando a qualidade de vida, em relação à saúde. Já para o produtor rural é voltado como alternativa de renda, ou seja, para melhorar a receita da propriedade dele”. Justificou dizendo, ainda, que foi priorizada no curso, a parte prática, porque a meliponicultura é uma atividade difícil de ensinar a teoria, tem-se que tentar fazer, e o público que tem frequentado o curso tem aprendido praticando, e com isso os resultados são muito bons.

Abelhas sem Ferrão

As abelhas são polinizadoras de plantas, cultivadas ou não. Mais importante que o mel produzido por elas, é a polinização que promovem e que permite a produção de semente por diversas plantas, muitas das quais extremamente úteis para o homem. Sem esse auxilio, muitas espécies de plantas deixam de produzir frutos e sementes, podendo inclusive ser extintas.

O mel produzido pelas abelhas sem ferrão contém os nutrientes básicos necessários à saúde, como açucares proteínas, vitaminas e gordura. Esse mel possui, também, uma elevada atividade antibacteriana e é tradicionalmente usado contra doenças pulmonares, resfriado, gripe, fraqueza e infecções de olhos em várias regiões do país.

Dada a importância das abelhas brasileiras é preciso que se preservem estas espécies, pois, muitas delas estão sendo dizimadas, seja pelo desmatamento e queimadas, seja pelo uso indiscriminado de agrotóxicos

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Aliança