Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação  Palestras fazem parte das ações do Projeto Rondon que visa melhorar as condições de vida da população das comunidades atendidas Palestras fazem parte das ações do Projeto Rondon que visa melhorar as condições de vida da população das comunidades atendidas

O ministro do Superior Tribunal Militar (STM), José Barroso Filho, está no Tocantins acompanhando as ações do Projeto Rondon que tiveram início no dia 16 de janeiro e seguem até o próximo dia 4. Nas cidades visitadas ele está ministrando a palestra “Educação para a Esperança” em escolas estaduais e municipais. A apresentação de José Barroso aborda a importância do desenvolvimento educacional, a melhoria da qualidade de vida das pessoas, e o papel do educador neste processo.

Nesta quinta-feira, 2, o ministro visita as cidades de Miracema do Tocantins e Gurupi. Na sexta-feira, 3, ele cumpre agenda com professores de Conceição e Arraias. José Barroso já palestrou para os servidores da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e para os educadores de Presidente Kennedy, Guaraí, Aparecida do Rio Negro, Novo Acordo, Pium, Paraíso Cristalândia, Nova Rosalândia, Fátima, Silvanópolis, Monte do Carmo, Marianópolis, Divinópolis, Dianópolis, Natividade e Colinas.

Durante a palestra o ministro ressalta a relevância dos educadores para o sucesso dos estudantes. “A nossa missão como educador é iluminar os caminhos dos nossos alunos. Facilitando a construção do conhecimento, fazendo com que eles sejam agentes dessa construção e promovendo a criticidade. Um ensino efetivo precisa envolver o aluno em sua totalidade”, pontua José Barroso Filho.

A titular da Seduc, professora Wanessa Sechim enfatiza que esta é primeira vez que um ministro permanece tanto tempo no Estado, um total de 22 dias. Ela destaca ainda o valor das contribuições de José Barroso para a área educacional. “Colocar-se a disposição da educação tocantinense, indo pessoalmente às escolas nos mostra o interesse que o projeto Rondon tem em colaborar com o sucesso da aprendizagem dos estudantes e com a formação dos professores do Tocantins. Estamos muito felizes com esse trabalho que o ministro Barroso vem realizando ao longo destes dias em prol da melhoria da qualidade da educação do Estado”, frisa a secretária.    

Currículo

Autor de vários livros e artigos voltados para a área jurídica, José Barroso Filho é natural de Ribeirão Preto (SP), graduado em Direito, especialista em Estudos Avançados em Administração Pública, Direito Público, mestre em Direito Econômico e com doutorado em Administração Pública. Atualmente exerce as funções de Ministro do Superior Tribunal Militar, Diretor-Geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União, e colaborador do Projeto Rondon.

Projeto Rondon

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) é parceira do Projeto Rondon no Tocantins oferecendo suporte aos rondonistas durante a ação.  Integram a Operação Tocantins universitários e professores de 32 instituições de ensino superior do país que estão realizando ações que contribuam para a melhoria de vida da população de 16 municípios: Aliança do Tocantins, Aparecida do Rio Negro, Barrolândia, Brejinho de Nazaré, Cristalândia, Divinópolis do Tocantins, Fátima, Marianópolis do Tocantins, Natividade, Nova Rosalândia, Novo Acordo, Pindorama do Tocantins, Pium, Monte do Carmo, Presidente Kennedy e Silvanópolis.