Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Frederick Borges
  • Foto - Clayton Cristus

Foi aberta, nesta manhã de terça-feira, 02 de fevereiro, a primeira sessão da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins em 2010. Marcaram presença 22 dos 24 parlamentares eleitos para a casa, faltando apenas os deputados Raimundo Palito (PP) e Paulo Roberto (PR).

O governador do Estado, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), deu início aos trabalhos do ano legislativo com a tradicional mensagem do governador. Gaguim ressaltou os projetos aprovados que permitiram ao governo, enxugar a máquina pública, e assim, colocar em dia as contas do Estado.

Dentre os projetos em andamento, o governador citou a implementação do Projeto São João, a compra de caminhões para o corpo de bombeiros, e a construção da área de carga e descarga do aeroporto de Palmas – possibilitando, assim, a abertura do Estado para a chegada de grandes indústrias multinacionais. Para tanto, Gaguim ressaltou a importância da parceria do governo com bancos de financiamento (BID, BNDES).

O chefe do executivo estadual, durante todo seu discurso, pontuou a importância destas parcerias para a diminuição das dívidas públicas e a obtenção de recursos para novos projetos sociais e de infra-estrutura, afirmando, ainda, que o Tocantins é o Estado com o terceiro maior número de empréstimos no Brasil. Neste campo, Gaguim citou o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável, o PDRS, que visa a melhoria da qualidade de vida das populações da região, através da facilitação ao acesso aos mercados, do aumento de recursos em infra-estrutura e aos serviços sociais. Para este projeto, de acordo com o governador, foram garantidos cerca de 300 milhões de reais.

Dentre as ações na área da saúde, está a formação de uma equipe para a fiscalização de postos de saúde e hospitais públicos. Esta medida, segundo Gaguim, visa a melhoria no atendimento e na estrutura da saúde pública no Estado, que, ainda segundo o governador, está muito ruim.

A estrutura rodoviária do Tocantins também deve receber recursos. Estão previstos investimentos em estradas de todo o estado, como o asfaltamento de pistas na região do Jalapão e a duplicação das rodovias que ligam Palmas à Lajeado e a Porto Nacional, além da promessa de entrega de pelo menos 70% das obras da ponte entre Lajeado e Miracema.

Diversos outros projetos e parcerias foram citados pelo governador do Estado, que ressaltou a importância de um planejamento estratégico para que todos o recursos pretendidos pelo governo, possam ser liberados e aplicados no Tocantins.

Eleições Estaduais

Em sua entrevista coletiva após o pronunciamento, o governador reafirmou os planos e parcerias ditas em seu discurso, e frisou a importância de ações para a diminuição da violência no trânsito.

Quando questionado sobre uma possível candidatura à reeleição, Gaguim foi enfático ao dizer que é candidato a trabalhar muito neste ano para o crescimento do Estado do Tocantins.

Autoridades

Entre as autoridades presentes que ouviram a mensagem do governador ao Parlamento estavam o vice-governador, Eduardo Machado (PDT), o procurador-geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, a defensora pública do Esatdo, Estelamaris Postal, o secretário-chefe da Casa Civil, Antonio Lopes Braga Júnior, e o conselheiro do Tribunal de Contas, José Jamil Fernandes Martins.