Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Acontece amanhã, sábado dia 6 de fevereiro, às 19h30minh no Centro de Evangelização Casa de Maria, na Quadra 106 sul, uma Missa de Ação de Graças pelos 14 anos de presença de Dom Alberto Taveira Corrêa em terras tocantinenses, à frente da arquidiocese de Palmas.

O evento organizado por Monsenhor Rui Barbosa e lideranças da Igreja de Palmas, está sendo preparado para receber toda arquidiocese e convidados do Tocantins e outros Estados do Brasil.

Foi idealizada uma camiseta com foto e palavras em homenagem à Dom Alberto, para que na ocasião as pessoas que desejarem adquirir estejam todas de acordo com a grande homenagem que se espera realizar. A camiseta ainda está disponível para compra nas paróquias e momentos antes do início do evento.

Será solene e com a presença de todo clero da arquidiocese e convidados, a Missa de Ação de Graças, pelo tempo de permanência e a futura missão de dom Alberto.

Em seguida o evento tem continuidade com variadas homenagem em despedida, já que esse é o último evento público que o arcebispo participa oficialmente em Palmas.

Estão previstos, discurso do representante do clero e das autoridades que se fizerem presentes e queiram fazer uso da palavra. Também deve ser exibido um vídeo com um breve histórico da trajetória de dom Alberto e sua missão apostólica.

Espera-se uma participação em massa do clero, fiéis, convidados amigos, autoridades e imprensa, nesse que será o evento que marca o encerramento da atuação do arcebispo como líder clerical representante da arquidiocese. Até o dia 15 de fevereiro, data de sua mudança, dom Alberto atua como administrador diocesano de Palmas.

Dom Alberto Taveira Corrêa

Dom Alberto Taveira Corrêa nasceu em Nova Lima MG no dia 26 de maio de 1950, filho de Alberto Corrêa e Maria da Conceição Taveira Corrêa.

Realizou seus primeiros anos de estudos no Grupo Escolar George Chalmers, em Nova Lima, onde cursou da 1ª à 4ª série. Frequentou o Seminário Coração Eucarístico de Jesus, em Belo Horizonte, onde completou sua formação.

Em 1961 entrou para o Seminário Provincial Coração Eucarístico de Jesus. Ainda como seminarista da Arquidiocese de Belo Horizonte concluiu Cursos de Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Recebeu a ordenação sacerdotal no dia 15 de agosto de 1973 das mãos de Dom João Resende Costa, na Matriz de Nossa Senhora do Pilar de Nova Lima, onde permaneceu como pároco até dezembro de 1977. De setembro de 1976 a abril de 1977, fez o Curso de Espiritualidade Sacerdotal no Instituto Mystici Corporis, do Movimento dos Focolares, em Frascati, Roma.do Movimento dos Focolares em Roma.

De 1978 a 1984 foi Reitor do Seminário Provincial Coração Eucarístico de Jesus em Belo Horizonte. Em 1985 foi nomeado Pároco da Paróquia de São Geraldo e responsável pela comunidade dos Diáconos da Arquidiocese. Durante o ano de 1988 foi orientador do Seminário Menor São José. Na Arquidiocese de Belo Horizonte foi ainda vigário Episcopal para a Pastoral, coordenador da Pastoral vocacional e dos Cursos de Canto Pastoral e da Comissão de Liturgia e Professor de Liturgia na PUC-MG.

No dia 24 de abril de 1991, quando era Pároco do Senhor Bom Jesus de Bonfim e de Santo Antônio de Vargem Alegre e Vigário Forâneo da Forania São Caetano, foi nomeado pelo Papa João Paulo II, Bispo Auxiliar de Brasília, sendo ordenado no dia 6 de julho de 1991, na cidade de Nova Lima, pelas mãos de Dom João Resende Costa, SDB, do Cardeal Serafim Fernandes de Araújo e de Dom Arnaldo Ribeiro.

Em Brasília, assumiu a coordenação do Vicariato Sul da Arquidiocese, além das diversas atividades de Bispo Auxiliar, especialmente as visitas pastorais, conselho Arquidiocesano de Pastoral e acompanhamento dos Seminários, Pastoral Vocacional, Comissão de Juventude, Pastoral Familiar e Campanha da Fraternidade. Desde a instalação da Rádio Nova Aliança, teve um programa diário “Palavra de vida eterna”, com o qual se estabeleceu uma grande rede de contatos com os diversos segmentos da vida de Brasília. A partir de 1991, tem acompanhado em nome da Arquidiocese de Brasília o Grupo Parlamentar Católico do Congresso Nacional. Por mandato da CNBB, foi indicado Bispo Assistente Nacional para a Renovação Carismática Católica permanecendo até 2000. Foi membro da Comissão Episcopal de Vocações e Ministérios do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM).

Participou, como membro delegado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe (2007).

No dia 31 de dezembro de 2009 o Papa Bento XVI o nomeou Arcebispo de Belém do Pará. Sua posse solene está programada para o dia 25 de março de 2010.

Outras atividades

Vice-Presidente do Conselho Administrativo da Fundação Populorum Progressio - organização criada pelo Santo Padre João Paulo II para ajuda à Igreja na América Latina.

Presidente do Regional Centro Oeste da CNBB.

Membro da Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos.

Ordenações episcopais

Dom Alberto Taveira Corrêa foi o celebrante da ordenação episcopal de:

Dom Philip E. R. Dickmans

Dom Romualdo Matias Kujawski

Dom Alberto Taveira Corrêa foi concelebrante da ordenação episcopal de:

Dom Geraldo Vieira Gusmão

Dom Miguel Ângelo Freitas Ribeiro

Dom José Moreira da Silva

Dom Giovane Pereira de Melo

Fonte: Pascom Arquidiocese de Palmas