O Corpo de Bombeiros Militar estará de prontidão, durante todo o feriado de carnaval, para atender a comunidade por meio do telefone 193. Em todas as unidades, haverá equipes para realizar atividades de emergências pré-hospitalares, combate a incêndios, salvamentos e demais ocorrências que necessitem da intervenção dos bombeiros.
No local das festas, as ocorrências mais comuns são de mal súbito, coma alcoólico, quedas e pequenos ferimentos. Na cidade, os acidentes de trânsito com vítima costumam liderar as estatísticas. “Os bombeiros estarão aptos para atender a qualquer chamado, mas solicitamos aos cidadãos que evitem os excessos de qualquer natureza”, recomenda o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Admivair Silva Borges. O comandante lembra aos motoristas que a mistura de álcool e direção é proibida, assim como ultrapassar os limites de velocidade.
Para as pessoas que vão para as festas, o Corpo de Bombeiros recomenda que usem roupas leves e calçados confortáveis, façam ingestão de bastante líquido não-alcoólico para reidratação e que as refeições sejam leves e nutritivas. O folião também deve ficar atento aos assessórios que possam prendê-lo ou causar ferimento, especialmente colares, enfeites e fantasias com pontas.
Em casa, alguns cuidados também podem fazer a diferença, como desligar a válvula do botijão de gás e não deixar eletrodomésticos ligados, principalmente ventiladores. Em caso de viagens, os pinos de eletrodomésticos e eletroeletrônicos que não estiverem em uso devem ser retirados das tomadas. E no retorno das festas, as pessoas devem ficar atentas para não esquecer panelas no fogo e não fumar na cama ou sofá, pois se adormecerem podem não perceber o início de um incêndio.
Agilidade
Durante o carnaval, em Palmas (Graciosa e Taquaruçu), Araguaina, Gurupi e Porto Nacional haverá equipes do Corpo de Bombeiros nos locais de aglomeração de público. As viaturas de resgate, salvamento e combate a incêndio serão deslocadas para as imediações das festas com o objetivo de dar maior agilidade ao atendimento das ocorrências.
Fonte: Assessoria de Imprensa Corpo de Bombeiros