Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Mesmo com a situação epidemiológica da Dengue controlada, a Secretaria Municipal da Saúde de Porto Nacional, se reuniu ontem, quinta-feira (11/Fev), com membros de vários órgãos e entidades do município. Na pauta a apresentação do Plano Emergencial de Combate, Controle e Prevenção da Dengue. Foram definidas responsabilidades e formadas equipes de ações para elaboração e execução do plano.

O objetivo é a intensificação de ações urgentes de sensibilização e mobilização de entidades organizadas governamentais e não governamentais e comunidade em geral, na organização e execução de ações que venham evitar o aumento do índice de infestação do mosquito Aedes aegypti.

Entre as principais atividades do Plano Emergencial estão: visitas domiciliares de sensibilização da comunidade em geral, quanto à limpeza de quintais e lotes baldios com gradagem e roçagem; ações de recolhimento de criadouros; pintura em muros com frases educativas; distribuição de Placas Educativas em locais estratégicos e formação de multiplicadores nos diversos seguimentos da sociedade. As atividades de limpeza de criadouros nas vias públicas serão realizadas nos setores residenciais da cidade e nos cinco distritos do município.

A Prefeitura de Porto Nacional terá como membros: Secretaria Municipal da Saúde; Agentes de Saúde SEMUS / FUNASA; Tiro de Guerra; PACS/PSF; Fiscais de Postura; Guarda Municipal; Policia Militar; Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Secretaria Municipal da Educação; Secretaria Municipal de Transporte; DERTINS; Diretoria Regional de Ensino; Igreja Católica; Igreja Assembléia de Deus (SETA) e CIPAMA.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Antônio Carlos Simione, o encontro foi muito positivo, porque teve a presença de várias entidades convidadas, o que significa que todos estão atentos e que precisa juntos, traçar estratégias para manter a Dengue controlada no município. “O nosso trabalho é constante, estamos traçando estratégias para ações imediatas para que a população perceba e se mobilize mais no combate à Dengue, precisamos que todos se empenhem em fazer uma coleta de lixo mais adequada, afinal oitenta e cinco por cento dos focos do mosquito são encontrados nas residências”. Observou o secretário.

A prefeita Teresa Martins (PDT), destaca que a situação epidemiológica da Dengue em Porto Nacional está sob controle, e os cuidados no combate ao mosquito transmissor são frequentes. “Estamos atentos e continuamos trabalhando na implementação e intensificação das ações de combate, controle e prevenção da dengue, o Plano Emergencial de Controle e Prevenção é prova disso”, concluiu.

 

Fonte: Ascom Prefeitura de Porto Nacional