Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A manutenção da gratuidade aos alunos da Universidade Federal do Tocantins na linha Basa/UFT foi anunciada na sexta-feira, 19, durante reunião entre o reitor Alan Barbiero, o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Palmas (Seturb), José Antônio dos Santos Júnior (Toninho), a presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Nataly Dias e ainda a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Valéria Momenté.

No encontro, realizado na reitoria da Universidade, foi anunciado também a criação de um cartão eletrônico para a identificação dos estudantes, configurando um novo sistema de transporte coletivo da linha BASA/UFT. De acordo com Nataly Dias, esta foi a solução encontrada para que os alunos não ficassem prejudicados com o aumento da demanda dos usuários em virtude da inauguração do Shopping Center Capim Dourado, localizado próximo à UFT.

Ela explica que após, uma pesquisa realizada pelo DCE, foi apresentado um projeto na Prefeitura e nas empresas de transporte coletivo de Palmas, com o objetivo de garantir não só a manutenção da gratuidade, mas também a melhoria do serviço. Nataly acrescentou ainda que o sistema de bilhetagem eletrônica aos alunos não terá nenhum custo. "Negociamos a inclusão de três novos ônibus para melhorar a qualidade do serviço oferecido aos alunos e acadêmicos da Universidade da Maturidade (UMA), além de uma melhora também nos horários de tráfego", disse.

O presidente do Seturb disse que os alunos vão receber o cartão eletrônico gratuitamente. “Com este cartão nós vamos disponibilizar aos estudantes a condição de fazer a utilização do ônibus Basa/UFT sem pagar nada, e com uma diferença: ao invés de entrar pela porta traseira do veículo, o aluno da UFT vai entrar pela porta da frente e ao passar o cartão, o sistema vai reconhecer que ele tem a gratuidade da tarifa”, explica.

Cota

De posse do cartão os alunos terão uma cota diária com direito a seis viagens para utilizarem a linha Basa/UFT. Outro detalhe citado por Toninho é que com início do funcionamento do novo shopping center, automaticamente, haverá a necessidade da implantação de mais horários e, com isso, o itinerário desses ônibus poderá ser estendido até a UFT.

Reitoria

O reitor Alan Barbiero destacou a importância do diálogo entre as partes para a melhoria do serviço de transporte coletivo oferecido aos estudantes da Universidade. “É muito importante, pois além de nós garantirmos a gratuidade do transporte aos alunos, ainda melhoramos a qualidade do serviço”, observou.

Cartão eletrônico

A partir da próxima segunda-feira (22), os alunos já poderão procurar o DCE para fazerem o cartão eletrônico. O DCE fica no Bloco I no Campus de Palmas, e funciona das 8h às 22h – Mais informações podem ser obtidas pelo telefone – 3232 8180.