Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A Câmara Municipal de Palmas realizou nesta terça-feira, 23, sessão solene para homenagear o humorista, ator e compositor Arnaud Rodrigues e o funcionário público Francisco Ribeiro Silva, Kiko, que tinham em comum a alegria e paixão por Palmas. Os dois morreram no último dia 16, vítimas de naufrágio durante travessia do Lago de Lajeado quando voltavam de um passeio e deixaram muitos amigos e fãs tristes.

Amigos e parentes relataram o acidente. Falaram do esforço dos dois para salvar crianças e mulheres que estavam na embarcação, mas que não resistiram à violência das águas e a longa demora para a chegada de socorro. “É preciso que se diga que o Kiko pode ter morrido na tentativa de salvar o meu pai.” Declarou Arnaud Júnior bastante emocionado ao destacar a bravura do piloto que cedeu o seu colete para o seu pai que estava segurando os netos.

Além da leitura dos votos de pesar que foram entregues aos familiares das vítimas os vereadores ainda entregaram o voto de congratulações ao advogado Remilson Cavalcante e o seu sobrinho Rafael Ayres pelo ato de heroísmo que demonstraram na salvação das vítimas do acidente. “Se não fosse a coragem dos dois a tragédia poderia ter sido ainda maior,” falou o vereador Valdemar Júnior (DEM), autor do voto de congratulações ao destacar a solidariedade de Remilson e Rafael que fizeram de tudo para salvar todos.

Durante a sessão o vereador Wanderlei Barbosa (PSB) fez a entrega do Título de Cidadão Palmense ao humorista Arnaud Rodrigues In Memoriam. Projeto apresentado por ele ainda em 2000, mas que ainda não tinha sido entregue, por um descuido da Casa e também por falta de agenda do homenageado. “Logo ele que tinha tanto orgulho de ser cidadão desta cidade, mas que não foi possível receber em vida.” Disse o presidente justificando a entrega do título com tanto atraso, mas segundo ele uma homenagem justa pelo orgulho que Arnaud tinha em levar o nome de Palmas por todos os lugares onde esteve.

A homenagem foi recebida pela esposa Celeste Rodrigues e o filho Arnaud Júnior que agradeceu a todos os vereadores e revelou que a família ainda está triste, mas confortada com tantas manifestações de carinho do povo brasileiro, e, sobretudo dos palmenses. Júnior revelou que o pai estava muito empolgado com a retomada da carreira que tinha planos para estrear programa novo e que considerava o prefeito Raul Filho um irmão, com quem nos últimos anos dividia todos os momentos da vida. “Obrigado, é a palavra de gratidão que meu pai tinha no coração”, concluiu.

“Palmas perdeu muito. Um artista querido em todo o Brasil e que tinha um grande amor pelo Tocantins”. Declarou o vereador Aurismar Cavalcante (PP), engrossando as homenagens. “Estamos vivenciando a dor, a tristeza e a perda destas pessoas que nos hoje fazem tanta falta.” Disse a vereadora Cirlene Pugliesi (PMDB) que demonstrou a sua emoção cantarolando versos da música Folia de Reis de Arnaud Rodrigues, Alegria em nome de Cristo, porque Cristo foi o rei dos reis. “Arnaud respirava arte”, disse a vereadora.

Ainda durante a sessão foi mostrado um vídeo com depoimentos de artistas sobre a carreira de Arnaud Rodrigues e sobre a sua importância para a cultura brasileira. Os cantores Dorivã e Jô Novais emocionaram o plenário da Câmara cantando músicas de autoria de Arnaud Rodrigues que marcaram época. Dorivã homenageou o amigo com a música Folia de Reis e disse que a música brasileira ficou mais pobre com a sua partida, mas que é preciso continuar, “Vamos tocar pra frente o seu legado de dar à vida um toque lúdico.” Jô Novais não conteve as lágrimas ao lembrar-se da sua terra, Serra Talhada, muito bem retratada na música do amigo, e conterrâneo Arnaud Rodrigues, Vila Bela. Talhada pela Natureza, nasceu Vila, hoje Serra, Vila Bela.

O prefeito Raul Filho, o secretário de Governo Darci Coelho, o secretário da Saúde Samuel Bonilha e o secretário de Articulação Parlamentar do Tocantins Totó Cavalcante dentre outras autoridades prestigiaram a solenidade que se estendeu até as 14 horas. Todos os vereadores estavam presentes e lamentaram a morte dos dois palmenses que amaram esta cidade e dedicaram muito de suas vidas a ela.

Fonte: Dircom/CM Palmas