Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Pedro Henrique

Foto: Pedro Henrique

O secretário de Indústria e Comércio, João Telmo Valduga, entregou nesta segunda-feira, 22, durante audiência do governador Carlos Henrique Gaguim com o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Roberto Lupi, projeto que prevê a qualificação de pescadores tocantinenses. Serão contemplados ribeirinhos e pescadores que vivem em colônias as margens de rios e do Lago da Usina de Lajeado em Palmas.

Os pescadores aprenderão técnicas de preservação do meio ambiente e como melhorar sua renda com a diversificação das formas de preparação e venda do pescado. O secretário acrescenta que, além disso, os beneficiários serão treinados também para trabalhar como guias turísticos já que são conhecedores dos rios e mananciais nos municípios onde residem.

O ministro declarou que vai estudar o projeto e que em breve dará um parecer sobre o mesmo. Carlos Lupi acrescentou ainda que o Ministério do Trabalho e Emprego dispõe de recursos para qualificação de mão-de-obra e só precisa de projetos para a liberação.

Após a audiência no Palácio Araguaia, o secretário acompanhou o ministro na entrega de certificados do Projeto Projovem Trabalhador, no Espaço Cultural. Carlos Lupi relatou que somente em 2009 cerca de sete mil trabalhadores foram capacitados no Tocantins, salientando que a qualificação é o grande diferencial dos profissionais que ingressam no mercado de trabalho.

Aluna do curso de vestuário do Projovem, Sebastiana Machado explica que através da qualificação que teve do programa conseguiu ingressar no mercado e trabalhar de carteira assinada. Na solenidade, foram entregues cerca de mil certificados de conclusão de curso nas áreas de vestuário e administração.

Mercado de Trabalho

Os cursos do ProJovem Trabalhador, sob a coordenação da superintendente municipal do Trabalho e Emprego, Ildemar Barbosa, focaram em áreas de trabalho em franca expansão e tiveram duração de 6 meses, somando 350 horas. Durante esse período os participantes receberam uma Bolsa de Auxílio Financeiro no valor de R0 por mês. Os jovens receberam qualificação profissional, acesso a ações de cidadania, esporte, cultura e lazer e partir de agora serão inseridos no mercado do trabalho.

Em parceria firmada com o Polo de Confecções do Tocantins, os alunos do ProJovem Trabalhador receberão apoio no que se refere à inserção no primeiro emprego.

O evento contou com a presença do prefeito de Palmas, Raul Filho; do vice-governador, Eduardo Machado; da prefeita de Porto Nacional, Tereza Martins; dos deputados Ângelo Agnolin e Fábio Martins e da vice-prefeita de Palmas, Edna Agnolin.

Fonte: Secom