Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira

O gabinete do secretário da Educação e Cultura, senador licenciado Leomar Quintanilha, foi palco da entrega dos prêmios da 4ª OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, na manhã desta quarta-feira, 24. Os alunos Auster José de Paiva e Danilo Souza Cruz obtiveram medalha de ouro na reclassificação estadual e foram contemplados com um microcomputador. O estudante Alexandre Almeida Barbosa, prata na reclassificação, representado pelo seu pai, Luiz Barbosa Pereira, recebeu uma câmera digital.

O sucesso que os alunos alcançaram ao participar da Olimpíada de Matemática pode ser percebido pelo desempenho nos vestibulares que prestaram. Alexandre está cursando Engenharia na UNB – Universidade de Barasília, Auster e Danilo são os novos calouros do curso de Engenharia Elétrica da UFT – Universidade Federal do Tocantins. “Participar de quatro edições da OBMEP contribuiu para aprimorar meu conhecimento, uma vez que precisamos nos destacar em todas as áreas”, acrescentou Auster.

Por estimular e divulgar o conhecimento, bem como o interesse pela Matemática, a Olimpíada tem permitido que novos talentos sejam descobertos. O que mais impressiona os organizadores da OBMEP é número de participantes que a cada ano cresce, atingindo cerca de 90 % dos alunos tocantinenses.

“Hoje vocês obtiveram uma dupla vitória, ter se destacado dentro do universo de milhares de participantes e o conhecimento adquirido. Este sim é o grande prêmio, que lhes dará autonomia individual. A educação é o caminho para conquista da independência e nesse processo é imprescindível a participação dos pais no acompanhamento do desenvolvimento do aluno”, afirmou Leomar Quintanilha.

O número de alunos inscritos vem crescendo a cada edição no Tocantins, na 1ª Olimpíada, em 2005, foram 82.084 inscritos e em 2008 na 4ª edição, mais de 183 mil alunos. A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, mais conhecida como OBMEP, é uma promoção do Ministério da Educação, do Ministério da Ciência e Tecnologia em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e Secretarias Estaduais e Municipais de Educação.

Participaram da premiação dos deputados estaduais Amélio Cayres, Manoel Queiroz, a sub-secretária Noraney Fernandes, a superintendente de Educação, Maria de Lourdes Vieira, diretores e professores.

Fonte: Secom