Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Valério Zelaya

Com o auditório do Palácio Araguaia completamente lotado de professores, estudantes, intelectuais e autoridades, o governador Carlos Henrique Gaguim lançou oficialmente o 6º Salão do Livro do Tocantins, na manhã desta quinta-feira, 25. Gaguim parabenizou o secretário estadual de Educação e Cultura, senador licenciado Leomar Quintanilha, e a equipe do governo pela elaboração do evento e, em seu discurso, confirmou que o governo está trabalhando para melhorar os salários e condições de trabalho dos prefessores da rede estadual de ensino.

“As reivindicações dos professores são justas. Temos que melhorar as condições salariais dos nossos professores. Nós queremos que o Tocantins seja o primeiro Estado em salários para os professores. Mas para isso precisamos trazer os investimentos dos empresários”, disse o governador, referindo-se ao grupo de empresários chineses do ramo de semi-condutores, que está visitando o Tocantins para verificar a viabilidade de investimentos no Estado.

De acordo com o secretário Leomar Quintanilha, a expectativa para esta edição do Salão do Livro é receber mais de 400 mil visitantes. “O foco maior desta edição é estimular a Educação, os nossos professores, os pais para comparecerem à escola para acompanharem de perto o que está sendo feito, enfim o Salão do Livro vai estar estimulando com nossos artistas regionais. Tenho certeza que o Salão do Livro vai agradar a todos que participarem”, falou o secretário.

Na edição deste ano, que acontece de 19 a 28 de março na Praça dos Girassóis, em Palmas, os professores terão um cartão no valor de R$ 180 para compras de livros. “É uma forma de facilitar a aquisição de mais livros pelo professores”, explicou Quintanilha.

Homenageados

O 6º Salão do Livro vai homenagear o ex-prefeito de Palmas, escritor e membro da Academia Tocantinense de Letras, Odir Rocha. A personalidade nacional escolhida foi o poeta Carlos Drummond de Andrade.

Atrações

Para atender uma programação extensa com mais de 500 atrações, a infraestrutura foi ampliada e modernizada, passando de 8.350m² para 10.800m². A tenda será totalmente climatizada, com 115 estandes, praça de alimentação e o auditório principal com mil lugares. Dentre algumas das atrações estão Ariano Suassuna, Fagner, Cocoricó, Almir Sater, Grupo Toll, Terça Insana, Viviane Mosé, Drº Willian Douglas, Daniel Godri, Laura Muller, Oscar Schmidt, Tadeu Schmidt, Dominguinhos, Ciência e Show, Rosa de Saron, entre outros.

Fonte: Secom