Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e o senador João Ribeiro (PR-TO) estiveram nesta sexta-feira, 26, no canteiro de obras da UHE Estreito. O ministro destacou a importância do projeto que abastecerá, com 1.087 megawatts, unidades residenciais e industriais do Brasil através do sistema interligado nacional de energia a partir do final de 2010. Lobão disse que a obra está em estado avançado e que a energia de Estreito será gerada dentro do cronograma estabelecido pelos empreendedores. “A UHE Estreito é uma obra estruturante, geradora de riquezas e empregos e garantidora da saúde do sistema energético brasileiro a partir dos megawatts que aqui serão gerados”, declarou o ministro.

Lobão falou do orgulho de ver o empreendimento construído durante sua gestão no MME e de estar situado, também, na divisa entre o Tocantins e Maranhão. “Essa obra é um bem não só para os estados do Maranhão e Tocantins, que a sediam, como para o Brasil”, disse, durante pronunciamento feito para os trabalhadores que pararam suas atividades por alguns minutos para participar da solenidade.

O ministro destacou a gestão do Ceste, que tem conseguido manter a UHE Estreito dentro do cronograma previsto e, principalmente, agradeceu aos trabalhadores da obra, a quem se dirigiu para anunciar o empenho dos governos federal e estadual para que outras obras dêem continuidade aos milhares de empregos gerados até agora. “Estamos tomando providências para que a hidrelétrica de Serra Quebrada, em Imperatriz, seja iniciada no momento em que a de Estreito estiver sendo finalizada”, anunciou.

Em seu discurso, o diretor-presidente do Ceste, José Renato Ponte, agradeceu o apoio do ministro Edison Lobão, das prefeituras municipais, dos governos do Maranhão e Tocantins e do governo federal para que a obra se encontrasse na atual fase, entrando atualmente na reta final. Falou dos avanços da obra conquistados com o a dedicação de milhares de trabalhadores, como o bem sucedido desvio do rio Tocantins, que hoje corre pela estrutura do vertedouro e destacou ainda os trabalhos de responsabilidade social e ambiental desenvolvidos nas regiões da área de abrangência da UHE Estreito. “Já foram investidos mais de R$ 500 milhões na execução de ações socioambientais, para que este empreendimento se insira na região de forma sustentável e sob o alicerce da responsabilidade social”, declarou.

O prefeito de Estreito, José Gomes Coelho, fez questão de demonstrar ao ministro a satisfação do município com a implantação da UHE Estreito. “Quando lembramos do programa Luz para Todos, que já beneficiou tantas pessoas, nos sentimos mais orgulhosos com a construção desse empreendimento”, comentou Coelho, elogiando também o compromisso social do Ceste que já entregou ao município diversas obras, como sedes das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, ambulâncias, viaturas policiais, reformas de escolas, postos de saúde, dentre outras.

A UHE Estreito é uma obra de utilidade pública e considerada um dos principais empreendimentos em construção do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Quando estiver em pleno funcionamento terá capacidade para gerar 1.087 megawatts, o suficiente para abastecer uma cidade de quatro milhões de habitantes.

Lobão foi recebido no canteiro de obras pelo diretor-presidente do Consórcio Estreito Energia (Ceste), José Renato Ponte, e a visita contou também com a presença do senador Sadi Cassol (PT-TO), dos prefeitos de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO) (municípios que sediam o empreendimento), José Coelho e José Cabral, respectivamente, além de prefeitos de municípios vizinhos, deputados, representantes dos Estados do Maranhão e Tocantins, diretores e executivos do Ceste.

Fonte: Assessoria de Imprensa UHE Estreito