Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado federal Carlos Gaguim (PMB/TO) protocolou Projeto de Lei nº 3655 de 2015 que nomeia o trecho da ferrovia Norte-Sul de Aguiarnópolis a Talismã – “Ferrovia Senador João Ribeiro”.

O deputado explicou que o senador João Ribeiro durante sua trajetória política sempre defendeu a construção da ferrovia. “Este legado para o Brasil e para o Estado de Tocantins contou com a participação ativa do senador. Acho justa essa homenagem”, disse.

A ferrovia foi concebida sob o propósito de ampliar e integrar o sistema ferroviário brasileiro, ligando Senador Canedo (GO), a Belém (PA), conectando-se, a sul, em Anápolis (GO), com a Ferrovia Centro-Atlântica, e, a norte, em Açailândia (MA), com a Estrada de Ferro Carajás.

Ao longo de seu trajeto, a ferrovia segue paralela à Rodovia Belém-Brasília (BR-153BR-226 e BR-010) e ao leito do Rio Tocantins. As obras da ferrovia iniciaram-se em 1987, durante o governo do presidente José Sarney. Atualmente encontra-se pronto o trecho entre Açailândia (MA) e Palmas (TO).

“Os trechos em funcionamento da Ferrovia Norte Sul demonstram que o Senador João Ribeiro estava certo, pois a integração nacional começa a ser vista, já que os custos de transportes estão mais baratos nesses trechos terminados. Precisamos unir nossos esforços para finalizar os trechos restantes”, afirmou o deputado que é coordenador da bancada de Tocantins.