Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Com o objetivo de resguardar a sanidade do rebanho tocantinense, fiscais agropecuários da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária - sacrificaram na madrugada desta quarta-feira, dia 10, 40 bezerros com idade entre 12 a 24 meses. A ação, conhecida como rifle sanitário ocorreu no aterro sanitário do município de Santa Maria, a 238 km de Palmas, região Nordeste do Estado e recebeu o apoio da Polícia Militar, Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins e Dertins – Departamento Estadual de Trânsito.

Os animais foram apreendidos na madrugada desta terça-feira, dia 09, após denúncia anônima, sendo transportados sem a GTA – Guia de Trânsito Animal, documento obrigatório para o trânsito de animais. De acordo com a delegada da Adapec da regional de Pedro Afonso, Railda Marques, o condutor do caminhão informou que os bezerros saíram de Recursolândia, cidade que faz parte da Zona Tampão, com destino a Centenário, município que faz parte da área livre de febre aftosa com vacinação e por isso tinham que passar por exame de sorologia e ainda ficar em quarentena.

“Todas essas medidas são necessárias para proteger nosso status de livre de febre aftosa com vacinação, tanto o exame quanto o rifle sanitário estão previstos na Instrução Normativa nº. 044/2007, do Ministério da Agricultura”, explica o presidente da Adapec, José Luciano Azevedo Carlos.

O proprietário do veículo que transportava os bezerros, assim como o dono dos animais, foi multado em R$ 127,69 e R$ 1.702.40, respectivamente. O rifle sanitário não é indenizado.

Rebanho

Atualmente o Tocantins tem mais de sete milhões de bovinos e é considerado área livre de febre aftosa com vacinação pela OIE – Organização Internacional de Saúde Animal e pelo Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O status garante ao Estado comercializar animais, carne, seus produtos e subprodutos para mais 130 países.

Zona Tampão

Foi criada em 2000 para proteger a zona livre de febre aftosa com vacinação, status sanitário do Tocantins. Fazem parte da Zona Tampão sete municípios tocantinenses: Barra do Ouro, Goiatins, Campos Lindos, Recursolândia, Lizarda, São Félix do Tocantins e Mateiros. Estes municípios foram escolhidos por fazerem limite com áreas com classificação para a febre aftosa inferior à do Tocantins, como os estados do Maranhão e Piauí, classificados como risco médio.

Disque Defesa

Todos são responsáveis pela sanidade do rebanho e podem delatar irregularidades pelo Disque Defesa 0800-63 11 22. Todas as denúncias são averiguadas e o denunciante não precisa se identificar.