Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O governador Carlos Henrique Gaguim já se encontra em Porto Velho, capital de Rondônia, para participar da VII edição do Fórum de Governadores da Amazônia Legal. O evento acontece nesta sexta-feira, 12, às 10h, no hall do Anexo do Tribunal de Contas de Rondônia. Na solenidade de abertura estarão os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais); Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário); e Tereza Campelo (subchefe adjunta de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República).

Entre os principais assuntos que serão discutidos nesta edição do Fórum estão a Regularização Fundiária e Ambiental – ampliação dos esforços para demarcação e implantação de áreas indígenas, unidades de conservação ambiental, entre outras, e a Remuneração sobre Serviços Ambientais – que são os pagamentos para manter a floresta em pé.

Além desses temas, os nove governadores da Amazônia deverão debater também sobre a implementação do Macrozoneamento da Amazônia Legal, que é o instrumento de planejamento e gestão ambiental e territorial, estabelecido na Política Nacional do Meio Ambiente, e sobre a queda no repasse do FPE – Fundo de Participação dos Estados.

Do VII Fórum de Governadores deverá sair a Carta de Porto Velho, com os direcionamentos acordados entre os chefes estaduais. Além do governador Carlos Gaguim, participam do encontro os governadores do Mato Grosso, Blairo Maggi; do Maranhão, Roseana Sarney; do Pará, Ana Júlia Carepa; do Amapá, Waldez Góes; do Amazonas, Eduardo Braga; de Roraima; José de Anchieta Júnior; do Acre, Binho Marques e de Rondônia, estado que sedia o evento, Ivo Cassol.

Fonte: Secom