Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Falta pouco para ter início a programação do maior evento literário da região norte do país, o 6º Salão do Livro do Tocantins, que acontece este ano entre os dias 19 e 28 de março, na Praça dos Girassóis, em Palmas. E para concluir a montagem da grande estrutura de mais de 10.000m², mais de 200 operários trabalham em contagem regressiva para que no dia da abertura tudo esteja pronto.

Nesta edição, o visitante que passar pelo Salão notará importantes ajustes na estrutura que abriga o evento. Acessibilidade e visibilidade dos espaços foram requisitos prioritários solicitadas pelo secretário da Educação e Cultura, senador licenciado Leomar Quintanilha, à equipe responsável pela arquitetura e cenografia que está trabalhando no local.

Os temas que vão decorar o Café Literário, o Espaço Infantil e o Espaço Jovem foram muito bem pensados pela Comissão Organizadora do Salão. A intenção é ilustrar comportamentos que elevem a qualidade de vida e incentive a educação.

Pensando assim, os 600 m² do Espaço Infantil se tornaram num grande espaço circense. O Circo Ecológico entrará em cena, com grandes palhaços, cada um com dois metros de altura, malabaristas, trapezistas, muita luz que transmitirá muita emoção ao cenário.

E o mundo dos esportes invadiu o Espaço Jovem, os adolescentes que já convivem com as atividades esportivas dentro das escolas também vão encontrar essa realidade no Salão. Pesando nisso, e ainda tendo como base a prerrogativa de que 2010 é ano de Copa do Mundo, é que o espaço foi preparado. O objetivo é mostrar aos jovens que o esporte é capaz de integrar, desenvolver individualidades, além de formar cidadãos.

O espaço também será palco da Gincana Literária, o evento que reúne jovens de escolas públicas de todo o Tocantins, é centro de promoção e intercâmbio, fomentando a cultura a recreação e o lazer.

O Café Literário está localizado no centro do Salão do Livro, e é dedicado aos amantes da literatura e boa arte. Na estrutura há espaço para mais de 300 pessoas, que também vão poder conferir o lançamento de mais de 100 obras literárias e também assistir a palestras, shows musicais e exibição de documentários.

Expositores

Grande parte dos expositores já está descarregando caixas e caixas de livros para o Salão. Nesta edição, o público vai poder conferir mais de 80 mil títulos em exposição nos estandes de venda. Para Robério Paulo da Silva, gerente da ANL, empresa responsável pela montagem da estrutura, os trabalhos estão dentro do cronograma pré-estabelecido. “A cada minuto tudo se transforma, nós estamos finalizando as atividades por etapas, e tudo vai estar pronto para a abertura”, afirmou Silva.

Fonte: Secom