Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A implantação de uma biorrefinaria no município de Gurupi, Sul do Estado, é o mais novo projeto da paulista Jaraguá Energia Limpa, integrante de uma holding que tem entre seus empreendimentos a indústria da Bionasa em Porangatu, que demandou investimentos da ordem de R$ 250 milhões. Para apresentar o empreendimento, o empresário Francisco Barreto, presidente da Jaraguá, esteve reunido nesta quarta-feira, 17, com o secretário da Indústria e Comércio, João Telmo Valduga.

Francisco Barreto disse que a intenção é trabalhar com óleos já processados, como os de soja e dendê para a fabricação de óleos vegetais especiais, tanto para alimentação como para as indústrias de cosméticos e sabões. Trata-se de matéria-prima oleoquímica, básica para produtos biodegradáveis.

O secretário de Indústria e Comércio falou sobre a logística favorável do Estado e sobre os programas de incentivos do Governo para apoio a novos empreendimentos que queiram se instalar no Tocantins. O projeto da indústria está em elaboração, mas Francisco Barreto já adiantou que o local indicado é o Sul do Estado, no município de Gurupi, favorável à estratégia de distribuição da empresa. O grupo também projeta outra unidade esmagadora (Onasa) em Goiás para processamento misto de gordura vegetal e animal.

Fonte: Secom