Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Viagem Pitoresca pelo Rio Araguaia é a nova exposição a ocupar a Galeria Municipal de Artes, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. O vernissage está marcado para esta quarta-feira, 17, às 20 horas, no local.

A Fundação Cultural de Palmas selecionou uma série de imagens inspiradas no Rio Araguaia e suas margens, da nascente até o encontro com o Rio do Tocantins. São 25 pinturas do artista plástico Otoniel Fernandes Neto e 25 fotografias de Eduardo Peixoto, produzidas entre os anos de 2007 e 2008, desde a nascente na Serra dos Caiapós, Estado de Goiás, seguindo o curso do rio em pequenas embarcações, especialmente nas "voadeiras", inclusive, sendo guiados, na Ilha do Bananal pelos índios Carajás e Javaés.

Livro

A exposição também será tema de um livro de arte homônimo ilustrado com 60 pinturas do artista. De acordo com Otoniel Fernandes, são “dezenas de fotografias atuais que registram a diversidade das paisagens e o cotidiano ribeirinho, além de fotografias de época, histórias, versos e prosas que têm o Araguaia como tema”, explica.

A obra que é patrocinada pela Rede Celtins, através da Lei Rouanet, terá capítulo assinado pela historiadora Francisquinha Laranjeira Carvalho, tratando sobre navegação a vapor no rio, no século XIX.

O livro foi patrocinado pela Rede Energia/Celtins, através da Lei Rouanet, e será lançado em algumas cidades do Estado do Tocantins, como Palmas e Araguaina.

Fonte: Ascop