Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Marcio Vieira

Representando o governador Carlos Henrique Gaguim, o vice governador Eduardo Machado, acompanhado pelo secretário estadual da Educação, senador licenciado Leomar Quintanilha, realizou a abertura do 6º Salão do Livro do Tocantins, que tem como tema este ano “A leitura acelera a Educação”. Os escritores nacional e regional homenageados nesta edição serão, respectivamente, Carlos Drummond de Andrade e Manoel Odir Rocha. O evento segue até o próximo dia 28 de março na estrutura montada na Praça dos Girassóis, em Palmas.

“Esse é um espaço que a cada ano evolui e expressa um pouco da nossa cultura. Espero que os professores se enriqueçam de idéias que possam ser levadas para sala de aula”, disse Machado antes de percorrer todos os estandes e espaços do Salão do Livro. Um dos locais visitados pelo vice-governador e demais autoridades foi o Auditório Odir Rocha, que receberá as principais atrações do evento.

O homenageado regional, Odir Rocha, parabenizou o Governo do Estado pela ampliação e aprimoramento do Salão. “Estamos vendo um espaço literário mais moderno e melhor organizado. Minha preocupação é: será que no ano que vem essa iniciativa continuará?”, concluiu. Ele e a representante de Carlos Drummond de Andrade, a professora Eliane Vasconcelos, receberam uma placa de homenagem das mãos de Eduardo Machado e Leomar Quintanilha.

O principal evento literário da região Norte do país está em sua sexta edição e acontece de 19 a 28 de março, na Praça dos Girassóis, em Palmas, onde a estrutura está montada. A média de público das edições anteriores foi de 200 mil pessoas, a cada ano.

A programação conta com mais de 500 atrações e a infraestrutura foi ampliada e modernizada, passando de 8.350m² para 10.800m², dois mil metros a mais. A tenda é totalmente climatizada, com 115 estandes, praça de alimentação e o auditório principal com mil lugares. Dentre algumas das atrações estão: Ariano Suassuna, Fagner, Cocoricó, Almir Sater, Grupo Toll, Terça Insana, Viviane Mosé, Drº Willian Douglas, Daniel Godri, Laura Muller, Oscar Schmidt, Tadeu Schmidt, Dominguinhos, Ciência e Show, Rosa de Saron entre outros.

 

Fonte: Secom