Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Marcio Vieira

O governador do Tocantins, Carlos Henrique Gaguim, visitou oficialmente na noite de ontem, domingo, 21, o Salão do Livro do Tocantins, montado na Praça dos Girassóis, ao lado do Palácio Araguaia, em Palmas.

Acompanhado de sua esposa Rose Amorim e também do senador licenciado e secretário estadual da Educação, Leomar Quintanilha, o governador visitou por cerca de duas horas estandes, expositores, acompanhou diversas atrações culturais, conversou com autores e prestigiou alguns comerciantes com a compra de alguns títulos.

Com o tema 'A Leitura Acelera a Educação' o 6º Salão do Livro começou no dia 19 e termina no próximo domingo, dia 28. A estrutura montada na Praça dos Girassóis ocupa uma área coberta de 10.875 m2 toda climatizada. A previsão inicial é de receber 350 mil visitantes, com expectativa financeira em torno de R$ 8,5 milhões. Marcam presença no evento cerca de quinhentas editoras que estão disponibilizando 80 mil títulos.

“É simplesmente um grande sucesso.” Assim definiu o governador Carlos Gaguim a sexta edição do evento, considerado o maior em seu segmento em toda região norte do país. “O incremento que foi dado pelo Governo do Estado somado ao empenho do secretário estadual da Educação Leomar Quintanilha só poderia contribuir positivamente para o sucesso do Salão do Livro, ofertando para a população a possibilidade de ampliar horizontes por meio da leitura, objetivando incrementar ainda mais o setor da Educação”, destacou o governador.

Segundo o secretário Leomar Quintanilha, o suporte do governo na realização de mais essa etapa do Salão do Livro é fundamental para o sucesso do evento. “É gratificante ver um grande espaço como esse repleto de livros e pessoas em busca do conhecimento. Por meio dos cuidados e preparativos tomados por todos os envolvidos na montagem do evento, tenho certeza que iremos superar nossa meta em receber um público de 400 mil pessoas durante seus dez dias de realização”, concluiu Quintanilha.

Expondo seu trabalho no estande da ATL - Academia Tocantinense de Letras, o ex-prefeito e escritor Odir Rocha, homenageado regional do Salão este ano, definiu o evento como um espaço cultural extraordinário.

Para o expositor Marcelo Magosteiro, representante da editora Abril (Ática e Scipione) no Tocantins, o Salão é uma oportunidade de reforçar a marca e apresentar os novos lançamentos para a comunidade, interagir com acadêmicos e gerar emprego e renda para uma parcela significativa da população.”

 

Fonte: Secom