Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Zezinha Carvalho

Foto: Zezinha Carvalho

O Salão do Livro do Tocantins tem para esta quarta-feira, 24, convidados muito especiais. Ariano Suassuna dá uma de suas aula-espetáculo, um show de inteligência, humor, capacidade e amor pela cultura brasileira. A apresentação é no auditório central, a partir das 19 horas. Já a partir das 22 horas, haverá o show do cantor Edson Cordeiro, famoso pelo timbre vocal de contratenor e pelo repertório eclético que conquista todos os públicos.

No Espaço Infantil tem reapresentação do Espetáculo “Emoção por um fio!”, do Grupo Marionetes Guarujá, e no Espaço Jovem a moçada vai discutir sobre um problema que envolve a todos: “Mudanças Ambientais Globais”, com o escritor Marcelo Spalding.

A “Aula Espetáculo”, de Ariano Suassuna

A “Aula-espetáculo” é uma aula ministrada com o auxílio de músicos e bailarinos, na qual Ariano Suassuna expõe temas relacionados à cultura brasileira. Frequentemente, Suassuna se vale, também, da projeção, em um telão, de fotografias de obras ligadas ao campo das artes plásticas (pintura, escultura e arquitetura).

É a segunda vez que Suassuna vem ao Tocantins. Ele esteve no Estado em 2007 também participando do Salão do Livro.

A música de Edson Cordeiro

Edson Cordeiro nasceu em Santo André, SP, em 9 de dezembro de 1967. Filho de um mecânico e de uma bordadeira, passou a infância em sua cidade natal, e dos seis aos 16 anos cantou no coro da igreja evangélica frequentada por seus pais. Fez teatro infantil e, em 1983, participou da ópera-rock Amapola, de Miguel Briamonte, que mais tarde seria diretor musical de seus discos. Em 1988 foi ator e cantor na terceira montagem brasileira da ópera-rock Hair!, dirigida por Antônio Abujamra. No ano seguinte, atuou na montagem de O doente imaginário, de Molière (Jean-Baptiste Poquelin, 1622-1673), dirigida por Cacá Rosset. Com essa peça, viajou pela Europa, EUA, México e América Central. Seu primeiro show solo aconteceu em agosto de 1990. O sucesso foi imediato. Suas distinções são o timbre vocal de contratenor (voz masculina aguda, com o mesmo alcance do soprano feminino) e o repertório eclético, que inclui autores tão diversos como Noel Rosa, Janis Joplin, Rolling Stones e Wolfgang Amadeus Mozart. (Milena Botelho)

Programação 24/03

Auditório Central

10h – Espetáculo Teatral: “A Árvore e a Aranha”, da CIA Luarnoar

14h – Espetáculo Teatral: “A Árvore e a Aranha”, da CIA Luarnoar

19h – Palestra: “Aula Espetáculo”, com Ariano Suassuna

22h – Show Musical com o cantor Edson Cordeiro

Espaço Jovem

10h – Intervenção Poética, com O Menestrel e início da Gincana Literária

14h – Palestra: “Mudanças Ambientais Globais”, com César Lustosa

15h30 – Palestra: “Força Aérea Brasileira e as Oportunidades de Ingresso”, Inspetor de Aviação- Sub Oficial: Paulo César Romão Bonfim

17h30 – Apresentações de Música e Dança de 6 escolas municipais de Palmas

19h – Palestra: “A Literatura nas Novas Gerações”, com Marcelo Spalding

21h – Show regional: “Por Sua Causa”, com Núbia Dourado

Espaço Infantil

10h – Brincadeiras com os Palhaços Batatinha Frita e Cocada

10h30 – Show de Magia, com Mágico Rogê

11h15 – Show Infantil: “Eu Quero Paz”, com a Turma do Nosso Amiguinho

14h – Show “Mimicando”, com Miquéias Paz

15h30 – Show “Emoção por um fio!”, com Marionetes Guarujá

17h – Contação de Histórias: “Os Três Porquinhos”, da CIA Luarnoar e depois Show “Emoção por um fio!”, com Marionetes Guarujá

20h30 – Espetáculo Teatral: UTI da Alegria “Um Mundo Melhor”, com o Grupo UTI da Alegria

Café Literário

Lançamento de oito livros, além do lançamento do DVD: “Você pode, Basta Crer”, de César Lustosa. Haverá ainda 4 apresentações musicais e as seguintes palestras:

19h – Palestra: “O Corpo como Capital na Cultura Brasileira”, com Mirian Goldemberg

21h – Palestra: “Violência e Indisciplina na Escola: Falta de Limites ou de Valores?”, com Luciene Tognetta.

Fonte: Secom