Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

A Academia de Polícia Militar Tiradentes realiza amanhã, sexta-feira, 26, às 19h, no pátio do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas, a formatura de 40 cadetes do CFO - Curso de Formação de Oficiais da PMTO/2010 – Turma coronel Luiz Carlos Valadares Veras “In Memorian”.

Participam da solenidade o comandante geral da PM, coronel Joaídsom Torres de Albuquerque, o vice-governador Eduardo Machado, representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, das Forças Armadas no Estado, oficiais do alto comando da corporação, praças, familiares dos formandos e autoridades em geral.

Durante a formatura, os cadetes farão a devolução dos espadins Tiradentes - arma símbolo do aluno-oficial, para receber das mãos de padrinhos e madrinhas, a espada de comando, símbolo da nova posição de oficial. Posteriormente serão declarados Aspirantes a Oficial pelo comandante geral.

Dos 40 cadetes que fazem parte da 4ª turma a se formar na Academia Tiradentes, cinco são do sexo feminino e trinta e cinco do sexo masculino, que serão encaminhados às Unidades Policiais de todo o Estado. Os aspirantes, além de constituir um reforço de efetivo, desempenharão funções estratégicas de emprego policial.

Curso de Formação de Oficiais

O CFO que tem a duração de três anos, sendo de ensino em tempo integral, possui na grade curricular disciplinas como os diversos segmentos do direito, psicologia, filosofia, sociologia, ética, direitos humanos, redação, administração, criminalística, tiro policial, educação física, policiamento comunitário, dentre outras.