Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Elisvalte Rodrigues

Segundo a pesquisa Retratos da Leitura do Brasil, publicada no site http://universia.com.br o brasileiro lê apenas 4,7 livros por ano, bem menos que nos países desenvolvimento, aonde o índice chega a até 12 livros por ano. Para contribuir em mudar esta realidade o Projeto Letras de Luz em parceria com a prefeitura de Porto Nacional realizou na última quarta-feira, 24, no museu da cidade uma oficina de leitura. A iniciativa tem o objetivo de fazer com que os professores, além de estimular o hábito da leitura em sala de aula, também, sejam incentivados e estimulados na formação dele próprio como leitor.

Ao todo serão cinco encontros. Nesta primeira oficina eles irão conhecer um pouco mais sobre “Biblioteca”, o próximo será “Crônica”, o terceiro abordará o “Teatro”, o quarto “Leitura de Imagem” e o quinto será “Poesia e sarau literário”. No primeiro tema, por exemplo, os professores vão conhecer um pouco mais sobre a organização do acervo e murais, os eventos que uma biblioteca pode acolher, exposições de produções dos alunos, “ou seja, transformar a biblioteca em espaço vivo, que seja um ambiente acolhedor e formador de leitores” – explica Heloisa Ramos, palestrante do oficina.

A professora da rede municipal de educação, que trabalha educação infantil, Maria Socorro Cerqueira afirma que a oficina pode contribuir muito para o incentivo da leitura das crianças. “Quero aprender a ter mais o hábito da leitura e assim poder trabalhar mais a leitura com as crianças” – ressalta.

Além das oficinas de leitura o projeto também aborda oficinas de teatro, e a doação de um acervo de livros literários e da área teatral. Os professores também serão estimulados a lerem livros e escreverem no diário de leitura, relacionando os trabalhos com a sala de aula, para que possam desenvolver aquilo que vivenciaram na oficina.

Projeto Letras de Luz

O Letras de Luz é um projeto desenvolvido pela Fundação Victor Civita com patrocínio da Energias do Brasil. A iniciativa beneficia 60 municípios (organizados em 16 polos) em quatro estados: Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Tocantins e São Paulo. O mote que é guia é claro: colabora para que o gosto pela leitura cresça cada vez mais pelo pais. Além disso, pretende que a tarefa de estimular esse hábito seja incorporado ao cotidiano dos brasileiros.

Fonte: Assessoria prefeitura de Porto Nacional