Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Marcio Vieira

Mais 40 novos alunos do Curso de Formação de Oficiais – CFO da PM/TO foram declarados Aspirantes a Oficial na noite de ontem, sexta-feira, 26, em solenidade no pátio do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas, com a presença do comandante geral da PM, coronel Joaídson Torres de Albuquerque, do vice-governador do Estado, Eduardo Machado, e várias outras autoridades.

A turma, que leva o nome do coronel Luiz Carlos Valadares Veras “In Memorian”, é composta por cinco policiais militares do sexo feminino e trinta e cinco do sexo masculino, que receberam dos padrinhos em cerimônia, a Espada de Comando, arma símbolo do Oficial Militar e devolveram à Academia os Espadins Tiradentes - arma símbolo do Cadete, que os acompanhou durante todo o período de curso.

Na ocasião, o vice-governador Eduardo Machado entregou a premiação ao aluno primeiro colocado do curso, a Medalha de Mérito Intelectual e a Espada Símbolo do Oficial ao Cadete PM Anísio Vaz de Melo Júnior, como forma de reconhecimento.

O coronel Albuquerque disse que a sociedade recebe mais um grupo de policiais capacitados para atuarem nos serviços de segurança pública. “A Corporação passa a contar agora com mais quarenta policiais militares que estão prontos para proteger a sociedade e desenvolver as atividades de segurança pública com excelência, pois foram capacitados e instruídos dentro das diretrizes da PM”, ressaltou.

O vice-governador Eduardo Machado parabenizou os novos Aspirantes e disse que eles terão a responsabilidade de defender o Estado. “Os novos Oficiais, a partir deste momento, passaram a fazer parte da Corporação e terão que defender o seu Estado com compromisso e responsabilidade de levar segurança a todos”, lembrou.

A solenidade militar foi encerrada com o desfile dos Aspirantes em continência ao pavilhão nacional e em seguida o desfile da tropa em continência ao vice- governador. Os novos Aspirantes a Oficiail serão distribuídos nas Unidades Policiais reforçando o efetivo e desempenhando suas funções estratégicas de emprego policial.

CFO

O Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar é realizado pela Academia de Polícia Militar Tiradentes, em convênio com a UNITINS - Universidade do Tocantins, e foi reconhecido pelo Ministério da Educação como formação de ensino superior em 2009. Os Aspirantes a Oficial recebem então o diploma de bacharel em Segurança Pública.

Durante o curso, que é de ensino em regime integral, os cadetes estudaram disciplinas como os diversos segmentos do direito, psicologia, filosofia, sociologia, ética, direitos humanos, redação, administração, criminalística, uso correto de armas de fogo, educação física, policiamento comunitário, dentre outras.

Esta é a quarta turma a se formar na Academia Tiradentes.

 

Fonte: Ascom Polícia Militar