Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Muita fé e devoção foram à marca da I caminhada da Fé em Porto Nacional, realizada nesta terça-feira, 30. A caminhada foi uma iniciativa da Prefeitura de Porto Nacional, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura com apoio da Diocese de Porto Nacional. A peregrinação teve inicio em frente à Igreja Imaculada Conceição às 15 horas onde os fieis saíram em carreata pela avenida presidente Kennedy, passando pela Praça do Centenário, e seguindo para o destino final pela Paróquia Santos Reis, passando pelo trevo de Monte do Carmo, onde pegaram uma estrada vicinal que dá acesso ao Morro Pôr do Sol.

Na entrada do morro os carros foram estacionados e os peregrinos seguiram a subida a pé. Apesar da artrose no joelho, dona Raimunda Nonato de Araújo afirma que a caminhada foi tranquila. Segundo ela a subida foi feita cantando e rezando, pois quando se tem fé em Deus tudo se torna mais fácil. “Fiz a caminhada para agradecer a Nossa Senhora das Mercês pela cura de um câncer que foi diagnosticado no ano passado e também agradecer pela vida de um neto que foi seqüestrado na semana passada e nada sofreu. Segurei na mão de Nossa Senhora das Mercês e ela me levou”, conta ela.

Para o secretario municipal de turismo e cultura, Jefferson Lopes a caminhada teve vários propósitos, o primeiro deles foi possibilitar os fieis a fazerem um momento de reflexão religiosa com o objetivo da busca de Deus. Também segundo o secretario os peregrinos tiveram a oportunidade de conhecerem um dos mais bonitos pontos turísticos do município, onde se pode contemplar uma vista panorâmica de Porto Nacional e de Palmas. “A caminhada foi muito emocionante, esperamos que ela se torne tradição e que o turismo religioso seja mais um atrativo para a nossa cidade”, garante ele.

Muito fieis cantaram, louvaram e rezaram durante toda a subida dos cerca de 2.700 metros. Ao chegar no cume do morro, o Senhor Bispo Diocesano, Dom Romualdo e o Padre Paulo Sergio celebraram a santa missa, motivo central da caminha de fé.

Segundo o Padre Paulo Sergio esta caminhada de fé se insere dentro do contexto penitencial da semana santa, na qual os fieis, tentaram reviver a subida do calvário feita por Jesus na medida em que rezaram e cantavam, a cada passo dado, em direção à celebração da Eucaristia, presença real do Senhor.

“Levando em consideração o resultado desta caminhada, ou seja, a satisfação das pessoas que dela participaram pensamos em repeti-la, na terça-feira santa do próximo ano de 2011. Foi um momento em que vivemos a nossa espiritualidade católica em um ambiente de integração com a natureza, lá no alto daquele morro de onde se tem a visão mais bonita do Tocantins, essa bela obra de Deus”, ressalta ele.

Fonte: Ascom Porto Nacional