Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Edvânia Peregrini

Parceiro nas discussões indígenas no Estado, o Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, representado pelo atual gestor, Stalin Beze Bucar, participa da realização do III Fórum Social Indígena do Tocantins, organizado pela Secretaria de Cidadania e Justiça. A abertura do evento foi dada com uma apresentação de canto e dança da etnia Xerente na noite de ontem, quarta-feira, 07, no anfiteatro da UFT – Universidade Federal do Tocantins em Palmas.

Com uma programação de palestras, debates e apresentação de trabalhos voltados para a questão indígena no Estado, o encontro acontece até sexta-feira, 09. Ao todo serão nove grupos que irão discutir temas como: Educação, Saúde, Terra e Sustentabilidade, e Segurança e Proteção Ambiental em Terras Indígenas.

Na solenidade de abertura, que contou com a participação do representante das etnias indígenas, Miguelito Krahô, e de representantes das três esferas Públicas, Stalin saudou os indígenas presentes na língua Xerente, em respeito às comunidades indígenas e falou sobre a relevância do encontro e das discussões propostas. “Está aqui a essência do Brasil, são pessoas (indígenas) que sabem cuidar da terra sem nunca ter ido à escola, cultivam a mesma área por vários e vários anos sem precisar expandir ou degradar, enquanto nos brancos, em busca do lucro a qualquer custo, degradamos e agredimos o meio ambiente”, enfatizou.

Além do gestor Stalin, participam das discussões e palestras o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Antonio Santiago, e técnicos da coordenadoria de Educação e Desenvolvimento Socioambiental.

Fonte: Ascom Naturatins