Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

"O atual cenário da Construção Civil em Palmas e no Estado do Tocantins" é o tema da palestras que será ministrada pelo presidente do Sindicato da Indústria de Construção Civil do Estado do Tocantins (Sinduscon), Luciano de Carvalho Rocha. O evento acontece no dia 13/04, às 19h30, no auditório do Sebrae.

O encontro é destinado aos empresários e profissionais da área da construção civil e pessoas interessadas que desejam obter mais informações sobre o segmento. A entrada é gratuita. Após a palestra, será apresentado o projeto “Materiais de Construção” do Sebrae, visando demonstrar o trabalho que todas as instituições e empresas estão realizando.

De acordo com o gestor de projeto de Materiais de Construção, Walter D’aquino, os profissionais deste ramo buscam constantemente formas de ampliar o conhecimento “pois o mercado está cada vez mais competitivo e exigente, procurando empresas inovadoras e com profissionais capacitados”, ressalta o gestor.

Projeto

O projeto visa fortalecer a atividade econômica e a cultura da cooperação deste segmento, bem como ensinar os proprietários a utilizar as principais ferramentas de controles gerenciais e financeiros, além de capacitá-los de forma especializada e inovadora na busca do diferencial.

O projeto prevê ações que orientem o empresário a reduzir consideravelmente os custos operacionais e os custos das mercadorias adquiridas. As metas prioritárias são: reduzir a inadimplência em 30% até dezembro de 2010 e 60% em dezembro de 2011, reduzir 5% os custos das mercadorias adquiridas em até dezembro de 2011, e implantar os controles gerenciais em 70% das empresas participantes em até dezembro de 2010 e 90% em até dezembro de 2011.

Primeiros Resultados

Um grupo de 28 empresários do Tocantins, sendo 12 empresários de Palmas e 16 de Araguaína, participou de 8 a 10 de abril da 18º Feira Internacional da Indústria da Construção (Feicon), maior Feira deste segmento da América Latina, em São Paulo/SP. Durante a missão os empresários conferiram os lançamentos e as principais tendências deste mercado.

Para o superintendente do Sebrae, Paulo Massuia, a instituição é a maior agência de desenvolvimento do país com foco em micro e pequenas empresas e tem por objetivo apoiar a busca pelo conhecimento. “Existem várias formas do Sebrae promover a competitividade e uma delas é através das missões. Numa ação como esta, empresários buscam inovações tecnológicas, atualizam seus conhecimentos, além de conferir as tendências sobre o que há de novo e de melhor no mercado”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae