Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O governador Carlos Henrique Gaguim cumpre agenda em Brasília, nesta terça-feira, 13, onde mantém audiência, às 11h, com o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Santos Padilha, para tratar de questões orçamentárias e outros interesses do Estado, envolvendo diversas pastas federais.

De Brasília, o governador segue direto para a cidade de São Paulo (SP), na quarta-feira, 14, onde participa, às 15h30, no Transamérica Expo Center, da Expoabiótica 2010, considerada a maior exposição óptica da América Latina.

Missão internacional

Na quinta-feira, 15, de São Paulo, Carlos Gaguim e comitiva partem em missão oficial à República Popular da China e aos Estados Unidos, onde permanecem até o dia 27 deste mês.

Na China, o governador percorre as cidades de Guangzhou (capital da província de Guangdong) e Xangai (a mais populosa da China), entre os dias 15 e 24, para celebrar acordo de cooperação comercial e industrial com o governo de Guangdong - província de 380 milhões de habitantes, que tem 95% de sua economia voltada à área industrial e precisa estabelecer relações comerciais voltadas ao fornecimento de alimentos, segundo informações do secretário extraordinário de Assuntos Internacionais do Tocantins, Júlio César Resende.

Em Guangzhou, o governador Carlos Gaguim dá prosseguimentos às conversações para a instalação de um centro de distribuição de mercadorias no Tocantins, com foco em produtos da área têxtil. Ainda no sentido de prosseguir com negociações comerciais, em Xangai o governador se reúne com empresários do grupo Synergy, do setor óptico, que já investe no Tocantins, para ratificar protocolo de intenções visando a instalação de empreendimento no Estado.

Também em Xangai, Carlos Gaguim profere palestra a grupo de empresários chineses, em encontro que deve contar com a presença do cônsul brasileiro em Xangai e representantes do Banco do Brasil, Banco Itaú e Grupo Vale. “Nossa meta é trazer novos investimentos para o Tocantins, de forma a gerar empregos e renda para nosso povo”, afirma o governador.

EUA

Nos Estados Unidos, Carlos Gaguim visitará a capital Washington DC., quando participa de reuniões no BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento e Bird- Banco Mundial.

Na pauta do Bird, o destaque da audiência é a realização do projeto Prodoeste - Programa de Desenvolvimento da Região Sudoeste do Tocantins, que tem como foco principal a agricultura irrigada, a partir do barramento para a regularização e do nível de água dos rios Dueré, Riozinho, Xavante, Pium, Urubu e Formoso.

Histórico

Esta é a segunda missão oficial internacional empreendida pelo governador Carlos Gaguim. Ano passado, o governador chefiou missão aos Estados Unidos, Dinamarca, Índia e Emirados Árabes. A missão resultou em parcerias com o setor farmacêutico, investimentos para o agronegócio e acordos de cooperação técnica para o Tocantins.

Fonte: Secom