Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Dornil Sobrinho

Uma ação responsável para que os portuenses possam melhorar suas condições de saúde e qualidade de vida, teve inicio na sexta-feira,10. É o projeto Viva a Saúde, com recursos do Governo Federal e elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Nacional. A intenção é promover a saúde evitando as doenças e o sedentarismo, fazendo com que as pessoas dêem mais valor ao seu corpo e pratique atividades físicas.

Na abertura do Projeto Viva a Saúde, acadêmicos da ITPAC, componentes das Unidades Básicas de Saúde, Projovem e comunidade dos setores Planalto, Brigadeiro, Nova Capital, Imperial, Vila Operária e Jardim Municipal realizaram uma caminhada pela Orla, divulgando o evento. No final do percurso participaram de várias atividades físicas e dezenas de pessoas foram atendidas por acadêmicos de Fisioterapia e Enfermagem do ITPAC.

Entre os serviços prestados à população, foram feitas Aferição de pressão; Teste cardiovascular; Calculo de IMC; Avaliação postural e Manipulação artocinemática. De acordo com a secretaria de saúde, a partir de maio, cada unidade de saúde estará fazendo atividades semanais, criando grupos e despertando as pessoas quanto a valorização do próprio corpo evitando futuras doenças. O projeto não tem prazo fixo para terminar a partir do momento que for avaliado a eficácia, o resultado e a participação das pessoas.

“Como acadêmica acho que esse programa é muito importante, pois exercitamos os conhecimentos e aprendemos mais, ajudando as pessoas a ter uma vida mais saudável”. Disse Yasmim Dourado, acadêmica de enfermagem do ITPAC.

Antonio Luiz Sobrinho, 67 anos de idade, soube da iniciativa e resolveu participar. “Aproveitei para medir minha pressão, ver como anda minha saúde e fui muito bem atendido pelo pessoal de branco”, destacou.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Antônio Carlos Simione a preocupação é diminuir o atendimento nas unidades de saúde, despertando nas pessoas a importância da prevenção. “Se as pessoas souberem promover a saúde própria, com certeza elas terão menos problemas de saúde e não procurarão o médico”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Imprensa