Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Mariana Di Pietro

O governador Carlos Henrique Gaguim esteve em audiência com o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, nesta terça-feira, 13, para tratar da liberação do empenho das emendas de bancada, restos a pagar do orçamento de 2009 e também o empenho das emendas aprovadas para o orçamento de 2010, sobretudo priorizando a emenda que destina recursos à Unitins – Fundação Universidade do Tocantins.

O ministro parabenizou o esforço do governador, e de sua equipe, que tem feito constantes gestões no Ministério das Relações Institucionais para a liberação de recursos ao Estado. Alexandre Padilha ressaltou a importância do credenciamento da Unitins, que visa tornar-se uma Universidade Aberta. “O ajuste que transforma a Unitins, em Universidade Aberta do Brasil, facilitará agora a liberação dos recursos que são de 32 milhões de reais”, assegurou o ministro.

Carlos Henrique Gaguim saiu satisfeito da audiência. “Posso cumprir a agenda de atividades na viagem internacional, tranquilo, sabendo que deixamos tudo encaminhado em Brasília”, afirmou o governador.

O reitor da Unitins, André Luiz de Matos Gonçalves, também presente à audiência, disse que com essa sinalização orçamentária positiva e o constante diálogo junto ao MEC, o ingresso da Unitins como Universidade Aberta já deverá acontecer em agosto.

Ainda durante a audiência, o governador demonstrou ao ministro a necessidade de ser ampliado o limite de empenho de verbas ao Tocantins, e a urgência na liberação das transferências ao Estado.

Acompanharam o governador, no Ministério de Relações Institucionais, o senador Leomar Quintanilha; os deputados federais Osvaldo Reis e Nilmar Ruiz; o secretário de Representação, Carlos Patrocínio, e o subsecretário Evandro Campelo. Também esteve presente o subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Olavo Noleto.

 

Fonte: Secom