Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Estudantes e educadores de 27 escolas ligadas à Diretoria Regional de Miracema estão mobilizados para a quinta etapa dos Jet’s – Jogos Estudantis do Tocantins, que teve início nesta quarta-feira, 14, e prossegue até o próximo dia 18.

Dentre as unidades de ensino que entram na disputa em Miracema, está o Centro de Ensino Médio Indígena Xerente, de Tocantínia, que é um dos destaques desta etapa, pois os 30 alunos índios vão participar pela primeira vez da etapa na regional. Eles disputam as modalidades futsal feminino e masculino e atletismo.

Em cinco dias de competição, além de lutar por uma boa colocação na disputa, os estudantes compartilham os princípios do esporte escolar, que estimula o respeito à diversidade e à cooperação, explica o presidente do Comitê dos Jet’s, Belmiran Souza.

“A cada nova etapa, notamos o envolvimento dos alunos, professores, pais e também de toda a comunidade na competição”, ressalta, lembrando do grande público que vem comparecendo aos jogos. Segundo Belmiran, a média de público a cada nova etapa é de cerca de 2 mil pessoas nas arquibancadas, o que mostra que jogos não movimentam só os atletas, mas também as famílias e o comércio local.

Os Jet’s reúnem jovens estudantes de todo o Estado nas 13 etapas regionais, que terminam com a final realizada em agosto e setembro, em Palmas. Os jogos são divididos nas categorias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, que disputam as seguintes modalidades: atletismo, xadrez, natação, judô e tênis de mesa, no estilo individual; e na coletiva: voleibol, handebol, basquetebol, futsal, ambos para o sexo masculino e feminino.

Fonte: Ascom Seduc