Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Nos dias 27, 28 e 29 de abril acontecerá em Palmas o Treinamento em Exportação para Agentes de Comércio Exterior, que tem como objetivo capacitar funcionários de instituições parceiras do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC) no Programa Desenvolvimento do Comércio Exterior e da Cultura Exportadora, para que possam difundir a cultura exportadora e orientar as empresas de sua região que desejam exportar.

O Projeto Rede Nacional de Agentes de Comércio Exterior – REDEAGENTES consiste em uma iniciativa do MDIC no âmbito do Programa Cultura Exportadora, implementado por intermédio da SECEX – Secretaria de Comércio Exterior em parceria com diversas instituições como, por exemplo, Confederação Nacional da Indústria – CNI, Agência de Promoção das Exportações do Brasil – APEX Brasil, SENAI, CAIXA, Correios, SUFRAMA e outras.

O objetivo é estimular a inserção de empresas de pequeno porte no mercado externo e difundir a cultura exportadora em todas as Unidades da Federação e municípios com potencial exportador, mediante a capacitação de pessoas com treinamentos e cursos sobre como exportar. Desde seu início no ano 2000 foram realizados mais de 650 cursos e treinamentos em todas as Unidades da Federação e capacitadas cerca de 17.000 pessoas, representadas por agentes de comércio exterior, empresários e funcionários de empresas de pequeno porte.

Para se tornar agente de comércio exterior é necessário atender aos pré-requisitos estabelecidos pelo projeto, ter disponibilidade de tempo para realizar as ações previstas e participar de um treinamento presencial para agente de comércio exterior.

Os agentes são voluntários e seu trabalho, que consiste em orientar o empresário de pequeno porte sobre como exportar e difundir a cultura exportadora deve ser realizado gratuitamente, por isso é importante que os candidatos trabalhem em instituições que tenham objetivos convergentes com os do projeto.

Para empresários de pequeno porte de setores com potencial exportador são oferecidos Curso Básico de Exportação Treinamento EPP que será realizado em Palmas, nos dias 11 e 12 de maio.