Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A morte do fotojornalista Edson Lopes ocorrida nessa quarta-feira, 21, aos 66 anos foi lamentada pelo vereador Fernando Rezende (DEM) pelo prefeito de Palmas, Raul Filho (PT) e pela deputada federal, Nilmar Ruiz (PR).

O fotojornalista tinha problemas cardíacos e de insuficiência renal e estava internado há mais de 20 dias. Na semana passada, Lopes foi um dos jornalistas homenageados pela Assembleia Legislativa pelo dia do jornalista.

Ele foi o primeiro fotógrafo da Prefeitura de Palmas e pioneiro na criação da capital, tendo registrado vários momentos do desenvolvimento de Palmas e do Tocantins.

O foltojornalista foi sepultado nessa quarta-feira, no cemitério Jardim Parque das Acácias, em Palmas.

Confira notas de pesar pelo falecimento

Nota de Pesar pelo falecimento de Edson Lopes

Lamentamos profundamente o falecimento de Edson Lopes, fotógrafo pioneiro de nossa cidade, que muito contribuiu para registrar em imagens a história da construção de Palmas.

Mais que um fotógrafo, ele imortalizou Palmas através das lentes de sua câmera, contribuindo para que as próximas gerações possam conhecer a história da cidade.

Sua partida nos deixa triste, porém, com a certeza de que Edson Lopes foi um homem de bem e que deixou sua marca em nossa história.

Raul Filho

Prefeito de Palmas

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de pesar

É com grande consternação que o vereador Fernando Rezende comunica o falecimento do repórter fotográfico EDSON LOPES, ocorrido nesta quarta-feira, 21 de abril de 2010. Edson foi pioneiro na capital tocantinense e já faz parte da história do Estado, pois são dele os primeiros registros da construção de Palmas.

Seu legado é o da sutileza do olhar no registro visual e imaterial da vida. EDSON LOPES deixa para as gerações futuras uma mistura do concreto com o imaginário e a sensação de poder controlar o tempo com a materialização das fotos. Quem conheceu Edson teve o privilégio de conviver com um homem intimamente ligado ao sagrado e com as coisas terrenas. O fotógrafo EDSON LOPES deixa esposa e três filhos que são mais uma parte do legado deste grande homem.

Vereador Fernando Rezende

Palmas, 22 de abril de 2010

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota da deputada federal Nilmar Ruiz sobre a morte do fotógrafo Edson Lopes.

“Recebi com muita tristeza a notícia da morte do fotógrafo Edson Lopes, profissional competente com quem tive a oportunidade de trabalhar na época em que fui prefeita de Palmas. Com a partida de Edson Lopes, o Tocantins perde um homem que dedicou sua vida a retratar a história do nosso estado e da nossa Capital. Peço a Deus que conforte os familiares de Edson Lopes neste momento de dor”.

Nilmar Ruiz

Deputada Federal