Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Tharson Lopes

Foto: Tharson Lopes

Com o edital do Programa Mais Cultura para Amazônia Legal, lançado no dia 12 de abril, o Ministério da Cultura e a Fundação Cultural do Tocantins pretendem atender aos artistas e "fazedores" de cultura de todos os 139 municípios tocantinenses. Os recursos previstos para o Estado são superiores a R$ 2,4 milhões.

O Edital do Programa Mais Cultura de Apoio a Microprojetos na Amazônia Legal irá apoiar cerca de 770 projetos culturais nos municípios que integram a Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazônia, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima, Roraima e Tocantins) e que beneficiem jovens de 17 a 29 anos. As inscrições, abertas até o dia 11 de junho, podem ser feitas por pessoas físicas ou pessoas jurídicas sem fins lucrativos.

O Edital é uma iniciativa do Ministério da Cultura, através da Secretaria de Articulação Institucional/SAI e da Fundação Nacional de Artes/Funarte, em parceria como Banco da Amazônia e os Estados que fazem parte da Amazônia Legal. No Tocantins, o Edital é realizado com a parceria da Fundação Cultural do Estado.

Segundo o representante do Programa no Estado, Hananias Vieira, o projeto é voltado tanto para artistas como fazedores de cultura com prêmios que variam de 1 a 35 salários mínimos, podendo chegar ao montante de R$ 17.850,00 por município.

Oficina

Com o objetivo de capacitar multiplicadores para auxiliar os artistas nos municípios a formatar seus projetos, o Ministério da Cultura em parceria com a Fundação Cultural do Tocantins promoverá, na primeira semana de maio, uma oficina para agentes multiplicadores sobre o Edital Microprojetos Mais Cultura para a Amazônia Legal, que visa promover a diversidade cultural da região amazônica por meio do financiamento não reembolsável de projetos de artistas, grupos artísticos independentes e produtores culturais.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3218 3309.

Fonte: Secom