Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O governador Carlos Henrique Gaguim que está em missão oficial internacional à China desde o último dia 19 de abril retorna no próximo dia 30 com recursos garantidos na ordem de US$ 140 milhões para a instalação de indústria no Tocantins. Na sexta-feira, 24, o governador assinou Protocolo de Intenções com a indústria Synergy Group para instalação de uma fábrica e lâmpadas led, componentes para computadores, pendrives, paint de memória e ainda semicondutores.

"Apesar dos contratempos, nossa pauta está mantida e já conseguimos atrair o interesse dos empresários para investir no Tocantins. Esse acordo com a Synergy vai garantir emprego e renda para a nossa população e colocar de vez o Estado numa posição de destaque no setor da industrialização. Nossas reuniões com esses empresários deixam bem claro o intessse que eles têm em investir no Estado", disse por telefone o governador. De acordo com o secretário de Relações Internacionais do Tocantins, Júlio Rezende, que acompanha o governador na China, só na primeira fase serão investidos US$ 40 milhões, gerando 570 empregos diretos.

O fundador da empresa Synergy Group, Richard Chang, assinou o documento com o governador e fez ainda o compromisso de doar para o Estado três módulos de equipamentos para a construção de três escolas que vão utilizar o sistema de energia solar, através das lâmpadas led que serão fabricadas no Estado.

Ainda na sexta-feira, o governador Carlos Gaguim foi recebido pelo embaixador Marcos Caramuru, cônsul geral do Brasil em Shangai (China). Na pauta da reunião, o apoio para o Estado fortalecer as relações internacionais. O governador esteve ainda com Changmao Tong, presidente do Grupo East Star Rolding. O grupo já fornece produtos para o Brasil e tenta uma parceria com o Estado. Neste domingo,25, o governador estará com empresários para tratar de investimentos no setor de mineração.

Agenda do Governador

26-04

Na manhã de segunda-feira, dia 26, o governador Carlos Henrique Gaguim tem agenda no Banco Itaú BBA onde vai conhecer mais sobre o mercado chinês. À tarde, o governador vai participar do Fórum Brasil onde fará intercâmbio com outros empresários.

27-04

Já na terça, 27, o governador Carlos Henrique Gaguim se desloca para a província de Guang Bong (China) onde vai assinar um memorando de cooperação na Secretaria de Agricultura do local. Ainda em Guang Bong, o governador vai estar com investidores da área de produção de alimentos. O retorno do governador Carlos Gaguim ao Brasil está previsto para o dia 30 deste mês.

Fonte: Secom