Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Esperantina, São Sebastião e Buriti do Tocantins, localizadas no extremo Norte do Estado, participaram nesta terça-feira, 27, de palestras sobre o Plano de Desenvolvimento Econômico e Social do Tocantins, elaborado pelo Partido dos Trabalhadores do Tocantins.

Em Esperantina, o Plano foi apresentado e discutido na sede da Colônia de Pescadores e contou com a presença de dirigentes de associações, sindicatos, filiados e dirigentes do PT no município. “O principal questionamento é sobre a produção da agricultura familiar, os agricultores reivindicam que o Estado tenha efetiva assistência técnica com foco na agricultura e produção dos pequenos produtores”, comentou o presidente Estadual do PT, Donizeti Nogueira, que acompanha as discussões.

Já em São Sebastião, distante 649 km de Palmas, a palestra foi organizada com o auxílio do prefeito petista, Claudiney de Oliveira, os principais temas debatidos, durante apresentação do Plano pelo pré-candidato a governador Paulo Mourão, foram educação e incentivos à produção pesqueira.

“Nesta reunião observamos a necessidade de se firmar parcerias com o Governo Federal para fomentar a produção de pescado na região. Paulo Mourão reafirmou a candidatura ao governo e assumiu o compromisso de ampliar e firmar estas parcerias para potencializar essa atividade”, informou Nogueira.

A última apresentação desta terça-feira aconteceu em Buriti do Tocantins. “Percebemos nestas visitas aos municípios do Bico do Papagaio a necessidade de investimento e assistência na agricultura familiar, melhorias na educação e também a humanização da saúde”, destacou Donizeti Nogueira.

No dia 1º de maio, sábado, será a vez dos municípios de Praia Norte e Sampaio participarem da apresentação do Plano.

Sobre o Plano

O Plano de Desenvolvimento Econômico e Social do PT foi construído nos meses de fevereiro e março com a participação popular em 11 municípios do Tocantins. O documento apresenta ações com foco nos seguintes temas: Desenvolvimento Social, Educação, Segurança, Saúde, Infraestrutura, Habitação, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Gestão e Planejamento, Agricultura Familiar, Ciência e Tecnologia.

“Este Plano foi discutido em plenárias e agora vamos ampliar este debate. A meta do nosso partido é olhar pra frente e mostrar para o Estado um projeto consolidado, porque queremos a mesma mudança que aconteceu no Brasil, também no Tocantins”, ressaltou o prefeito de PalmasRaul Filho, durante o lançamento da segunda etapa em Cristalândia no dia 23.

Fonte: Assessoria