Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Será inaugurada no próximo dia 4 de maio, às18h30, em Palmas, a Escola da Construção Civil, construída por meio de parceria entre o Departamento Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai Tocantins e o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Tocantins - Sinduscon/TO. A iniciativa visa à capacitação de mão de obra para o setor.

Para a solenidade de inauguração está confirmada a presença do engenheiro Paulo Simão, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção- CBIC, que após a solenidade fará palestra no auditório do Palácio Araguaia, às 19h, sobre Perspectivas para a Construção Civil no Brasil – PAC II, Minha Casa, Minha Vida, Panorama das Ações do CBIC, Qualificação Profissional e Responsabilidade Social.

Localizada no centro de Palmas, ao lado da sede do Sinduscon, a Escola da Construção Civil ocupa uma área de 540 m² e ainda este ano pretende capacitar cerca de 900 trabalhadores. Estão previstos cursos de capacitação e aperfeiçoamento nas áreas de Instalador Hidráulico, Pintor de Obras, Pedreiro, Mestre de Obras, Eletricista Predial, Azulejista, Orçamento de Obras na Construção Civil, Operador de Microcomputador, Leitura e Interpretação de Projetos na Construção Civil e AutoCad 2009 2D. Todos sob a reconhecida e certificada qualidade de ensino do Senai Tocantins.

Há cerca de dois anos, o Sinduscon, ainda sob a presidência de Roberto Pires, atual presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins - Fieto ao perceber a crescente demanda por profissionais capacitados na área da construção civil, principalmente na capital do Estado, decidiu investir na ideia de implantar a escola. Sob a gestão de Luciano Carvalho desde outubro de 2009, o sindicato deu continuidade ao projeto.

Luciano Carvalho, presidente do Sinduscon/TO, explica que a Escola da Construção Civil chega a Palmas em um momento extremamente importante, devido ao aumento da necessidade de trabalhadores qualificados no setor da construção. “Vivemos atualmente um apagão de mão de obra, tanto da qualificação quanto do aperfeiçoamento dos trabalhadores. E essa necessidade é crescente em nível nacional e estadual”, comenta Carvalho, demonstrando preocupação com a falta de profissionais qualificados para atender as demandas dos empresários que procuram o Tocantins para investir. Segundo ele, além da qualificação os profissionais serão encaminhados a quem necessita de seus serviços por meio de parceria firmada com o Serviço Nacional de Empregos - Sine. “É muito provável que antes do profissional terminar o curso ele já esteja empregado”, acredita.

“O setor da construção é o principal contribuinte do Senai no estado do Tocantins. É uma cadeia produtiva extremamente dinâmica e que apresenta uma grande demanda de mão de obra qualificada e é obrigação do Senai adequar-se para fazer frente a essas necessidades”, afirma o diretor regional do Senai/TO, Marcus Fonseca, acrescentando que a instituição também pretende inaugurar, em breve, as Escolas da Construção Civil em Gurupi e Araguaina.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fieto