Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Adilvan Nogueira

Após longa trajetória de luta e reivindicações, a Polícia Militar do Tocantins celebrou, na noite desta terça-feira, 04, no Quartel do Comando Geral PM, em Palmas, as promoções de 1.974 Oficiais e Praças concedidas pelo Governo do Estado. Foram entregues as medalhas Tiradentes de Tempo de Serviço 10, 20 e 30 anos, de Mérito Policial e, ainda, comemorado reajuste salarial da categoria e o pagamento de indenizações aos militares.

De acordo o governador Carlos Henrique Gaguim, essa foi a forma mais justa de reconhecer o trabalho e dedicação da tropa a todo o povo tocantinense e reparar uma dívida de mais de 20 anos. O governador foi homenageado pelo Comando com uma placa simbólica em agradecimento aos benefícios concedidos pelo Governo do Estado. Na ocasião, Carlos Gaguim também anunciou a intenção de propor alterações no Plano de Cargos, Carreiras e Salários da categoria com o objetivo de diminuir para pelo menos dez anos o tempo para efetivar as promoções dos policiais.

“Não há melhor maneira de reconhecer o empenho da polícia em nos proteger, senão valorizando a categoria e dando melhores condições de trabalho para esses homens e mulheres que arriscam suas vidas em prol do bem-estar da população. Com certeza o Tocantins está mais seguro agora”, disse Carlos Henrique Gaguim. O governador fez questão de cumprimentar cada um dos policiais promovidos.

Investimentos

Carlos Gaguim destacou que o Estado, estando mais seguro, certamente atrairá mais investimentos. “Nenhum empresário vai empreender onde não há segurança. É por isso que queremos fazer do Tocantins o Estado mais seguro do Brasil, para que aqui as empresas vejam uma oportunidade segura para abrigar seus investimentos”, disse.

Na ocasião, o governador e o comandante geral da PM, Benvindo Sousa Sobrinho, entregaram as insígnias aos 1.974 militares promovidos, através dos Atos publicados no Diário Oficial do Estado, no último dia 21 de abril.

Dos policiais promovidos, 261 são Oficiais do posto de coronel, major e capitão. Já os Praças promovidos somam 1.713, nas graduações de subtenente, 1º sargento e cabo.

Para o comandante geral Benvindo Sousa Sobrinho, esse é um momento histórico para a tropa. “Para a maioria dos policiais são mais de vintes anos sem uma promoção. Hoje, nós temos uma tropa feliz, honrada pelo reconhecimento do Governo do Estado, que reconheceu a necessidade de valorizar aqueles que cuidam da segurança do Estado”, ressaltou Benvindo.

Beneficiados

Comemorando a promoção e o aumento salarial, o cabo Edilson Ferreira Soares, que durante 25 anos foi soldado, destacou que não esperava que os benefícios viessem tão rapidamente. “Como nós esperamos por mais de 20 anos esse reconhecimento ao nosso trabalho, fiquei surpreso e feliz com a agilidade do atual governo estadual em atender às nossas necessidades”, disse.

Durante o evento, autoridades também foram homenageadas com as Medalhas Tiradentes, como forma de reconhecimento por terem colaborado com a Polícia Militar.

O evento contou com a presença de prefeitos do Estado, além de várias autoridades entre deputados estaduais e secretários de Estado.

A celebração contou com um desfile - a pé e motorizado -, realizado por policiais do Quartel do Comando Geral (QCG), 1º e 6º Batalhões, Academia Militar, Cipama – Companhia Independente de Operações Especiais e grupos da CIOE – Companhia Independente de Operações Especiais.

Fonte: Secom