Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Por medida de segurança, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins e a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil estão isolando, nesta sexta-feira, 7, o acesso à gruta localizada a cerca de 30 quilômetros da cidade de Miracema, próxima ao Assentamento Brejinho. No local, foi constatada a presença de gases, de forte odor, que podem ser prejudiciais à vida.

O isolamento será feito num raio de 100 metros e permanecerá até que seja apresentado um laudo apontando o tipo de gás e o risco que pode representar para a população.

No dia 5 de maio, no período das 14h30 às 18h, durante inspeção in loco feita por integrantes do Corpo de Bombeiros, Cipama, Naturatins e Secretaria do Meio Ambiente de Miracema, foram coletadas amostras de solo, rochas laterais e de resíduos de material orgânico (morcegos, corujas e insetos). O material foi entregue ao Naturatins.

Risco

A morte dos animais aponta a toxidade do gás. O cheiro semelhante a “enxofre” pode indicar a presença de gás sulfídrico, o H2S, que é altamente tóxico e irritante e atua sobre o sistema nervoso, os olhos e as vias respiratórias.

Confira reportagem do UOL sobre o tema

Fonte: Assessoria de Imprensa Corpo de Bombeiros

Atualizada às 17h15