Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Cleuber Sousa

Foto: Cleuber Sousa

A movimentação de produtores no Dia de Campo da Agricultura Familiar foi constante no terceiro e no quarto dia de Agrotins. Cerca de 20 caravanas de diferentes municípios tocantinenses observaram as instruções dos técnicos e pesquisadores da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. O encontro técnico apresentou variedades de grãos com alto valor protéico e adaptadas às condições climáticas do Estado.

O agricultor familiar de Ipueiras, Pedro Nazaré, citou que não consegue ter em sua propriedade os índices de produtividade que foram anunciados. “Essa é uma oportunidade de levar para o campo, as coisas que aprendemos em eventos como este”, cita.

O encontro também apresentou algumas técnicas para conservação do solo. O produtor de Ponte Alta do Tocantins, Edgar José de Alecrim, que pela primeira vez participa da Agrotins, comentou que aprendeu muito sobre os cuidados necessários para preservar o meio ambiente. “Muito do que foi falado, já pratico. Há dez anos que não faço desmatamento em minha propriedade. Mas, a utilização de forragem no solo, é novidade para mim”, reforça.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Sahium, comenta que uma das principais propostas da feira é a difusão de tecnologias. “Ao participarem dos encontros técnicos, os agricultores repassam as informações adquiridas aos demais produtores e dessa forma conseguimos fazer a pedagogia do conhecimento, por multiplicar as instruções recebidas”, pontua.

 

Fonte: Secom