Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

A Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente inicia nessa segunda-feira, 10, o trabalho de perfuração de poços no Estado. O trabalho é uma das etapas do Estudo do Mapeamento Hidrogeológico da região sudeste do Tocantins em andamento e previsto para ser concluído até setembro de deste ano. As obras atenderão mais de 100 famílias que vivem em situação precária de abastecimento de água e saneamento.

O estudo tem o objetivo de estabelecer as disponibilidades e demandas das águas subterrâneas existentes na região, além verificar a situação atual da exploração de água subterrâneas. Segundo a coordenação dos trabalhos, serão perfurados três poços em Novo Alegre (Fazenda Taquaruçu 1), Pindorama (Escola Municipal da zona rural) e Mateiros (Comunidade Panambi), que inicialmente servirão para pesquisa e monitoramento da qualidade e quantidade de água ofertada pelos aqüíferos subterrâneos na região.

Estudo

Para a perfuração dos poços, foram feitos diagnósticos com foco no problema da questão do abastecimento público e do saneamento que incluiu 47 municípios. A análise apresentou também o cadastramento de mais de 1000 poços distribuídos na área do estudo que compreende uma área de 93.000km2.

Fonte: Assessoria de imprensa SRHMA