Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Lenito Abreu

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa segue no Tocantins. Segundo informações da Central de Selagem de Vacinas, mais de dois milhões de doses já foram enviadas para as lojas agropecuárias do Estado. A expectativa é que até 31 de maio, último dia da campanha “Adapec e Produtores em campo contra a Aftosa”, mais de sete milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos) sejam imunizados contra a doença.

De acordo com o presidente da Adapec, José Luciano Azevedo Carlos, o produtor precisa estar atento e não deixar a vacinação para a última hora já que agora em maio todos os animais, independente da idade, devem ser imunizados. “Em novembro vacinamos só os bovídeos com até 24 meses de idade. Em maio todos devem ser imunizados. Isto é um passo para a conquista do título de livre de aftosa sem vacinação”, explica o presidente.

Vale ressaltar que depois de vacinar os animais, o produtor deve comprovar o ato. Para tanto, ele deve levar a nota fiscal da compra das vacinas e a carta aviso dos animais para o escritório da Adapec onde sua propriedade é cadastrada.

São isentos da vacinação, os animais que serão destinados ao abate imediato e em até 60 dias após o fim da campanha, ou seja, até 30 de julho. Neste caso, explica o diretor de Defesa Animal, José Emerson Cavalcante, o produtor deve assinar um termo de compromisso na Adapec definindo a data do abate dos animais. “Caso o abate seja cancelado ou adiado, o produtor deve informar à Adapec novamente, para não ser multado.

Penalidades

Quem deixar de vacinar o rebanho bovino e bubalino será multado no valor de R$ 5,32 por cada cabeça de gado não imunizada. Quem deixar de comprovar a imunização pagará multa de R$ 127,69 por propriedade.

Tocantins

Há 13 anos sem registro da doença, o Estado conquistou o título de área livre de febre aftosa com vacinação pelo Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pela OIE – Organização Mundial de Saúde Animal. Isto garante ao Tocantins a possibilidade de exportar carne, seus produtos e subprodutos para mais de 130 países, desenvolvendo a agropecuária e a economia.

Fonte: Ascom Adapec