Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Frederick Borges

O governador Carlos Henrique Gaguim assinou convênio com os 139 municípios do Tocantins, durante a abertura do II Encontro de Gestores Públicos Esportivos, para a implantação das Escolinhas de Iniciação Esportiva em cada uma das cidades. O governador aproveitou a ocasião para entregar um kit de material esportivo, composto por dez itens, para a prática do Futsal, Basquetebol, Handebol, Voleibol, Xadrez e Futebol , modalidades que serão oferecidas nas Escolinhas.

O evento, que contou com a presença de prefeitos, secretários estaduais e municipais, deputados, representantes de associações esportivas, entre outras autoridades, ocorreu na manhã desta quarta-feira, 12, no Auditório do Palácio Araguaia.

Na oportunidade, Carlos Gaguim destacou a parceira e o apoio que vem recebendo dos gestores municipais e anunciou os grandes investimentos que o Estado vem recebendo. “Estamos trabalhando com planejamento, em bons projetos e boas parcerias. Então, eu não tenho dúvidas que os recursos virão para o Tocantins”, frisou, pontuando como ação estratégica a implantação das escolinhas, pois, de acordo com ele, os espaços vão possibilitar a prática de vários tipos de modalidades esportivas. “A distribuição dos kits está ligada às ações de prevenção da violência, do uso das drogas e da prostituição infantil em nosso Estado”, analisa.

Planejamento

Seguindo a programação do encontro, o secretário estadual do Esporte, Ricardo Abalém, apresentou o Plano de Desenvolvimento do Esporte Tocantinense para os próximos 30 anos e um diagnóstico da infraestrutura esportiva do Estado. “Queremos que todos os gestores participem da formatação do plano. Este é o momento de juntos desenharmos projetos e espaços eficientes que possibilite a prática de diversas modalidades em todo o Estado”, explicou Abalém.

Em São Sebastião, município localizado no Bico do Papagaio, a 649 quilômetros de Palmas, a Escolinha de Iniciação Esportiva vai atender mais de 200 crianças, disse o prefeito Claudney Oliveira. “Muitas crianças que passam o dia na rua, sem ter muito o que fazer, serão matriculadas na escolinha, para praticar uma modalidade esportiva e, consequentemente, ocupar melhor o seu tempo”, falou.

Programação

Durante o período da tarde, os gestores discutirão a Lei de Incentivo Fiscal para o Esporte. O superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem, Argos Rodrigues, irá discorrer sobre os benefícios que essa lei irá trazer para o segmento.

Fonte: Secom