Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Com o objetivo de fomentar multiplicadores para auxiliarem os artistas e fazedores de cultura do Estado a formatar seus projetos para participar do Edital do Programa Mais Cultura para Amazônia Legal, o Ministério da Cultura em parceria com a Fundação Cultural do Tocantins, realizou na tarde desta quarta-feira, 12, em palmas, no teatro de Bolso do Memorial Coluna Prestes, uma oficina para este fim.

A capacitação foi ministrada pelo representante do Programa mais Cultura do Ministério da Cultura, Pedro Domingues e contou com a participação de representantes de mais de 50 municípios do Estado. Também estavam presentes no evento o coordenador de artes cênicas da Fundação Cultural do Tocantins, Sérgio Moreira, no ato representando o presidente da Instituição, Diomar Naves, e o chefe da Representação Regional Norte do MinC, Delsom Luiz Cruz.

O representante do MinC, Delsom Cruz, em seu pronunciamento, falou da importância de um edital voltado especificamente para a Amazônia Legal. Segundo ele, essa conquista se deve a boa articulação dos delegados da região, onde ressaltou a participação dos representantes do Tocantins, na II Conferência Nacional de Cultura, realizada no mês de março em Brasília.

O Edital do Programa Mais Cultura para Amazônia Legal foi lançado no dia 12 de abril e o Ministério da Cultura e a Fundação Cultural do Tocantins pretendem atender aos artistas e fazedores de cultura de todos os 139 municípios tocantinenses. Os recursos previstos para o Estado são superiores a R$ 2,4 milhões, com prêmios que variam de 1 a 35 salários mínimos, podendo chegar ao montante de R$ 17.850,00 por município.

As inscrições para os interessados em participar do Edital estão abertas até o dia 11 de junho e podem ser feitas por pessoas físicas ou pessoas jurídicas sem fins lucrativos.

O Edital é uma iniciativa do Ministério da Cultura, através da Secretaria de Articulação Institucional/SAI e da Fundação Nacional de Artes/Funarte, em parceria como Banco da Amazônia e os Estados que fazem parte da Amazônia Legal. No Tocantins, o Edital é realizado com a parceria da Fundação Cultural do Estado.

Fonte: Ascom Imprensa Fundação Cultural