Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O lançamento do livro Palmas: Sua História, Trajetória e Conquistas, do historiador Júnior Batista abre a programação do Bate Papo Cultural: falando sobre a história de Palmas, dentro da programação de aniversário de 21 anos da Capital. O lançamento acontece às 18h30 desta terça-feira, 18, na Casa Sussuapara, no Parque Cesamar.

Nesta quarta-feira, 19 e na sexta-feira, 21, a Gerência de Patrimônio Cultural realiza o Bate Papo Cultural, na Casa da Cultura, no Parque Cesamar. No Bate Papo personalidades pioneiros na implantação de Palmas, como o primeiro prefeito Fenelon Barbosa, apresentarão depoimentos sobre suas vivências naquela época.

Os encontros contarão com a participação de estudantes de escolas públicas municipais e estaduais, e contará ainda com apresentação de um breve histórico por parte dos analistas da Casa da Cultura. De acordo com o gerente de Patrimônio Cultural, Marcelo Justino, haverá um momento de interação com o público participante, com visita à Casa Suçuapara. "Vamos dar detalhes sobre a criação de nossa Capital e também mostrar a eles nossa exposição sobre a história da Casa. Haverá também um espaço de projeções de imagens sobre o percurso histórico da capital", conta.

Lançamento

O livro Palmas: Sua História, Trajetória e Conquistas é fruto da vivência do autor como pioneiro, somada a uma pesquisa minuciosa em publicações na imprensa, nos documentos oficiais e nas produções acadêmicas. O livro possibilita uma viagem no tempo, com informações históricas e fotos de momentos importantes dos 20 anos de história.

A obra contém também organização territorial, os aspectos geográficos, a organização política, movimentos culturais, monumentos, o turismo e a culinária da cidade que completa 21 anos.

O autor

Júnior Batista do Nascimento é natural de Martins - Rio Grande do Norte. Chegou em Palmas em março de 1990. No campo educacional, lecionou em vários colégios, participando diretamente para formação de milhares de jovens. Atualmente é membro do Instituto Cenog/Conorte, do Instituto Histórico, Geográfico e Ciências Sociais do Tocantins, professor da rede pública do estado do Tocantins - Colégio Dom Alano, articulista e colaborador de várias revistas e jornais.

Programação dos Bate Papos Culturais

19 de maio

Das 9 às 11 horas

Pioneiro convidado: João Batista Rego (Ex-candidato à Prefeito da primeira eleição em Taquaruçu)

Apresentação de poesia de cordel com Carmevaldo G. Leal

Turma Convidada: 3º ano do ensino médio do Colégio Tiradentes

Das 15 às 17 horas

Pioneiro convidado: Fenelon Barbosa (1º Prefeito de Palmas)

Turma Convidada: 3º ano do ensino médio integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

21 de maio

Das 15 às 17 horas

Pioneiro convidado: Mário Benício (Ex-vereador da 1ª Câmara Municipal de Palmas)

Turma Convidada: 3º ano do ensino médio do Colégio Militar de Palmas

Fonte: Ascop