Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Palmas completa 21 anos nesta quinta

Palmas completa 21 anos nesta quinta Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Palmas completa 21 anos nesta quinta Palmas completa 21 anos nesta quinta

Para celebrar os 21 anos da mais jovem Capital do País, a Secretaria Municipal da Educação está preparando um bonito desfile cívico-militar. O evento comemorativo do aniversário de Palmas terá inicio a partir das 17 horas, desta quinta-feira, 20, com a revista às tropas participantes pelo Governador Carlos Henrique Gaguim e o Prefeito Raul Filho e contará com a presença de autoridades civis e militares do Estado e Município.

O desfile será realizado na Avenida Tocantins em Taquaralto e terá como tema o Mais Educação, um programa do Governo Federal que será retratado na avenida em atividades cujo foco pedagógico é o desenvolvimento integral do educando. As escolas que desfilarão em homenagem a maioridade de nossa capital demonstrarão que a educação se faz em espaços diversificados, por meio das artes e do esporte em várias modalidades,

O evento cívico será marcado pela participação de 1.234 integrantes das escolas municipais, estaduais, do Colégio Militar, da Ação Paramaçônica Juvenil, do Projeto Salas Integradas com a modalidade Society, do Projeto Gerando Campeões e das corporações da Marinha, Exército, Polícia Militar, Guarda Metropolitana, Guardiões Mirins da Defesa Civil, Escolinha da Policia Militar, Corpo de Bombeiros e Desbravadores.

Além do desfile a pé, haverá também o desfile motorizado das corporações da Marinha, Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Metropolitana e Jeep Clube.

O Programa

O Mais Educação é um programa do Governo Federal, que foi instituído pela Portaria Interministerial n.º 17/2007 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral. Em Palmas o programa é realizado em 18 escolas municipais contemplando mais de três mil alunos em diversas atividades tais como: matemática, banda fanfarra, teatro, rádio escolar, canto, horta escolar, dentre outras.

Bandas que puxam o desfile:

-Hino de abertura: Banda Guarda Metropolitana

-Marinha do Brasil: Banda do Exército;

- Exército: Bando do Exército;

-Guarda Metropolitana: Projeto Salas Integradas, APJ e Guarda Metropolitana;

-Colégio Militar, Escolinha da Policia e Polícia Militar: Banda da Polícia Militar;

-Corpo de Bombeiros: Banda da Polícia Militar;

-Desbravadores: Banda dos Desbravadores.

-Fanfarra da SEDUC – Puxa as Escolas Estaduais.

-Fanfarras das Escolas Municipais – Puxa as Escolas Municipais

Fonte: Ascop