Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O deputado federal Lázaro Botelho e a esposa e ex-prefeita de Araguaína, Valderez Castelo Branco analisam se vão comparecer ao lançamento da pré-candidatura do deputado federal Vicentinho Alves (PR) para o Senado neste sábado, 29, em Porto Nacional. A presença do casal será o termômetro para avaliar a situação da legenda no grupo.

Conforme informações de uma fonte próxima do casal, os pepistas não devem comparecer ao evento. Apenas no início da próxima semana o partido vai se pronunciar oficialmente sobre a situação no grupo. O deputado Lázaro foi recebido em sua residência no município no fim da tarde de hoje por lideranças do partido e também do município.

Segundo as informações, cerca de 100 pessoas estiveram na residência do casal inclusive representantes de 16 municípios do norte. Botelho conversa com cada um dos membros sobre a situação do partido. Durante todo o fim de semana, lideranças de outros municípios estarão com o casal.

A decisão do partido será tomada apenas após consulta a todas as bases, informou a fonte.

Outros partidos

Comentando ao Conexão Tocantins sobre a conversa com outras siglas a fonte garantiu que um importante líder do PMDB já entrou em contato com o partido e disse que a legenda está à disposição para conversar sobre composição na majoritária. Segundo o peemedebista, o PMDB não vê problemas em abrir uma vaga para a Valderez seja à vice ou na disputa ao Senado.

O assédio ao PP, conta a fonte, está surpreendendo as lideranças. “ Devido à nossa solidez na UT nunca fomos tão procurados pelos outros partidos”,conta. No entanto, nesse fim de semana não está programada nenhum encontro com outro partido.

Palito articula

O deputado estadual do partido, Raimundo Palito não está no município nesta quinta, 27, mas seu chefe de gabinete, Marcos Marcelo já esteve com Botelho. Marcos é também tesoureiro geral da sigla. Palito e ainda Cacildo Vasconcelos devem ser consultados sobre a decisão do partido.

Reaproximação

Ligados ao ex-governador e pré-candidato do PSDB Siqueira Campos, o vereador de Palmas e segundo vice-presidente da sigla e ainda Raimundo do Boi tentam uma reaproximação do casal. Lázaro e Valderez ainda não voltaram a falar com as lideranças da União do Tocantins nem com o coordenador da campanha, Eduardo Siqueira.