Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Valério Zelaya

O quarto município visitado pela 7ª etapa da Caravana Acelera Tocantins, durante a tarde deste sábado, 29, foi Araguacema, conhecido pelas praias que possui e pelo potencial agropecuário e pesqueiro. Assim como nas demais cidades visitadas anteriormente, o município foi agraciado, através da assinatura de atos por parte do governador Carlos Henrique Gaguim, no gabinete do prefeito local, João Paulo Ribeiro Filho, com obras de pavimentação de vias públicas com bloquetes e com a entrega de um microcomputador para a Secretaria de Educação, uma ambulância e um ônibus escolar.

No total, ocorrerá a pavimentação de 12.049 m² de ruas e avenidas com bloquetes e a construção de 4.041 m² de meio-fio, o que remete a um investimento de R$ 657.405,00. Das emendas parlamentares autorizadas pelo governador, estão as que visam a construção de um posto de saúde para o município e o recapeamento de vias públicas locais.

No Centro Esportivo municipal, onde foi recepcionado pelas 400 crianças assistidas pela Fundação Pioneiros Mirins, o governador Carlos Gaguim disse que conhece a cidade e as dificuldades que ela possui, e que as ações do Governo visam justamente sanar com todas elas. “Cerca de 300 máquinas chegarão aqui para iniciar os benefícios que trarão melhorias na qualidade de vida dos cidadãos de Araguacema. Nós não deixaremos de lembrar dos produtores rurais, dos assentados, e vamos melhorar as estradas usadas por eles. Além disso, vamos realizar um planejamento logístico para firmar o potencial turístico desta cidade linda e histórica, que tem um povo hospitaleiro e que precisa do turismo”, afirmou o governador.

“Por visitar pessoalmente as cidades e ter acesso aos reais problemas delas é que o governador Gaguim está realizando ações tão importantes para os tocantinenses, e com Araguacema não foi diferente. Esta iniciativa é pioneira, e o povo percebe a real vontade do governador de mudar para melhor as cidades visitadas. Nossa expectativa em relação à vinda dele aqui era enorme, pois, em 21 anos de existência, esta é a primeira vez que o gestor do Estado veio até a nossa comunidade para apresentar soluções para os nossos problemas”, disse o prefeito João Paulo Ribeiro Filho.

Para o lavrador e morador local Valdilon Pereira de Carvalho, a população está feliz com as melhorias. “Eu moro aqui desde 1998, e posso afirmar que nós vamos ganhar muito”. Outra moradora satisfeita com os atos assinados foi a doméstica Neusimar Araújo Abreu, que gostou de saber que o turismo local ganhará reforço. “Muitas famílias daqui dependem do período de verão, quando vários turistas vêm para aproveitar as nossas belas praias. Poucos lugares têm a beleza que Araguacema tem, e é aí que muita gente tira um dinheiro extra para melhorar a vida da família”, desabafou.

Fonte: Secom