Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Esequias Araujo

Além de benefícios para Saúde, infraestrutura e área social, a Caravana Acelera Tocantins também prioriza a Educação, com a entrega de micro-onibus escolares. Somente nesta sétima edição do programa, que terminou nesta segunda-feira, 31, foram 18 entregues, totalizando já 124 veículos. A partir de agora serão dois ônibus em cada cidade. Em Novo Acordo, terceira cidade percorrida pela Caravana nesta manhã de segunda e portal para a região do Jalapão, o micro-ônibus escolar mudará a realidade das crianças da zona rural. “Há dias que meus filhos não vão para escola porque o ônibus está quebrado. O carro é velho e vive no conserto”, relata a moradora Raimunda Pereira da Silva, mãe de oito filhos.

Para a dona Raimunda e outras mães do município, que dependem do transporte escolar para que seus filhos estudem, a entrega do veículo, totalmente adaptado para o transporte de crianças, com cinto de segurança, extintor e controle de velocidade, é um verdadeiro alívio. “Estou muito contente. O governador atendeu nosso pedido, agora sei que meus filhos terminarão os estudos”, acrescentou a dona de casa.

Em Novo Acordo, o governador Carlos Henrique Gaguim entregou também uma camionete, modelo L 200, à Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), um veículo à Polícia Militar, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e anunciou a chegada do programa Reluz, que entrará em fase de licitação, e visa melhorar a iluminação pública da cidade.

Para a área de infra-estrutura, o Governo do Estado disponibilizou R$ 656.964 para pavimentação com bloquetes de 12. 050 metros quadrados de vias públicas e 4.000 metros de meio-fio e liberou emendas parlamentares para a iluminação da Orla do Córrego Brejão. Com a prefeita Eliane Costa Batista Coelho, o governador assinou convênios garantindo a construção de uma Clínica da Mulher, reativação dos Pioneiros Mirins e a compra de uma ambulância. “Carlos Gaguim é um governador arrojado, municipalista e que têm os olhos voltados para a urgência vivida pelos municípios. Estou recompensada em saber que há esta consonância entre o Poder Público Estadual e as prefeituras. Todas as ações trazidas são prioritárias, e, principalmente, agora nossos alunos serão transportados de maneira digna”, destacou a prefeita.

O governador ressaltou que a região do Jalapão, antes abandonada e esquecida, será conhecida neste governo como uma região de destaque com as mudanças que vêm sendo realizadas no Tocantins. “Estamos trazendo benefícios e traremos muito mais, porque este povo merece desenvolvimento, emprego, renda e uma vida melhor”, acrescentou Carlos Gaguim, pedindo às crianças atendidas pelo Pioneiros Mirins que se empenhem em estudar.

De Novo Acordo a comitiva, composta pela primeira-dama, Rose Amorim, deputados estaduais e demais autoridades, seguiu para a última cidade a ser visitada nesta etapa; Aparecida do Rio Negro. Ainda na parte da tarde, o governador participa de evento das comunidades quilombolas no município de Natividade, região Sudeste do Estado.

Fonte: Secom